Rodrigues Alves, município vizinho a Cruzeiro do Sul, segunda maior cidade do Acre, está em festa com a comemoração dos seus 33 anos de emancipação política.
Promovida pela prefeitura municipal, por meio dos esforços do prefeito Salatiel Magalhães e equipe, o município realiza uma série de atividades para celebrar, junto com o povo, a data que simboliza décadas de lutas, resistência e avanços rumo ao progresso.
A aposta aquece a economia local. Exemplo disso é a Economia Solidária, atividade econômica em que empreendedores comercializam alimentos, bebidas e outros produtos e que se transforma numa oportunidade de geração de renda e representa o fortalecendo do orçamento de famílias do município.
Pela primeira vez, Leontina Dias, de 21 anos, trouxe um lanche móvel de Santa Rosa, comunidade vizinha ao município, para atuar com vendas de salgados e comidas típicas na festa.
A jovem empreendedora se diz cheia de boas expectativas sobre as vendas durante os dias de atividades. “O público cresce e as minhas vendas também”, observa.

Leontina revele projetos futuros com o dinheirinho que faturar no evento. “Vamos investir no lanche móvel, porque estamos no início e a nossa meta é transformar nosso negócio num ambiente atrativo”, frisa.
Segundo ela, o diferencial do seu produto é o tempero. “Graças a Deus, os clientes provam e aprovam. Temos, aqui [lanche], um quibe de arroz que é um sucesso. Mas, além disso, vendo carne na chapa, galinha picante, sopa, pastel, coxinha, quibe de macaxeira, charuto, panqueca e sucos”, divulga.
Poucos metros dali, seu Raimundo Dutra, cantor e compositor evangélico e figura popular no município, montou, ao lado do estádio Pedro Santana, uma barraquinha para comercializar bombons, refrescos e brinquedos para crianças.
Ele resume o momento em Rodrigues Alves como uma benção. “Todos ganham. Eu faturo, e levo comida para casa com o que ganho aqui; as crianças têm um espaço de lazer; os adultos se divertem, enfim, é um festa de todos. A organização está de parabéns”, pontua.
Escrita por Eliel Mesquita / Foto: AgoraAcre