Agora Acre.com

No aniversário de Marechal Thaumaturgo, produtores são beneficiados com linhas de crédito para fomentar a agricultura familiar; 107 contratos foram assinados

107 famílias do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Mississipe, que é um novo assentamento localizado em Marechal Thaumaturgo, no interior do Acre, foram beneficiadas com aquisição de linhas de crédito para fomentar a agricultura familiar na região. As assinaturas dos contratos, que são frutos da parceria do governo Federal, por meio Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), e a prefeitura Municipal, foram realizadas nesta quarta-feira, 5, no Instituto Yorenka Tasorentsi, zona rural do município, totalizando cerca de R$ 900 mil.

“O extrativismo está na nossa essência. É, portanto, a nossa história, o nosso potencial e a nossa tradição. E esse momento marca um avanço significativo no desenvolvimento de modelos econômicos viáveis à região, pois a criação e montagem desse assentamento visa assegurar, de forma sustentável, a segurança alimentar ao homem do campo. Foi um momento de conquistas, avanços e de construção de uma Marechal Thaumaturgo que tanto sonhamos e queremos”, ratifica o prefeito Valdélio Furtado.

Cada produtor cria seu projeto, e para desenvolvê-lo receberá, ainda este ano, o montante de R$ 8 mil, somados a três anos de carência para o iniciar o pagamento do empréstimo em parcelas que somam 90% de desconto.

A reunião foi promovida apesar do mau tempo, que impediu o pouso de aeronaves no município e adiou a realização da terceira Assembleia Extraordinária da Associação dos Municípios do Acre (AMAC). “Queremos que a população urbana e rural de Marechal Thaumaturgo acesse às políticas públicas, porque é um público que necessita apenas de uma oportunidade para produzir, abastecer a cidade e conquistar dias melhores. Com essa ação, a gente renova a esperança das famílias e constrói um futuro promissor à região”, enfatiza o superintendente do Incra, Márcio Alércio.

Primeiro contrato e um passo para a concretização de sonhos

Com título provisório de regularização da sua terra em mãos, permitindo o acesso ao crédito instalação, Deusileide Lima Bezerra, moradora da comunidade Foz do Arara, que fica localizada às margens do Rio Juruá, revela os próximos passos de concretização de um sonho. “Vamos investir no plantio de mandioca, banana e milho, que é o que a gente sabe fazer”, diz.

Ela é grata à gestão do prefeito Valdélio Furtado por intermediar o acesso ao crédito, que, segundo ela, vai ajudar a alavancar a produção em sua propriedade. “Nossa meta é aumentar a produção e esse incentivo vai nos ajudar bastante”, completa.

O mesmo objetivo é compartilhado pelo produtor José de Souza da Conceição, que habita na Foz da Aparição, zona rural de Marechal Thaumaturgo. “Vou investir na minha terra, onde produzo roça, milho e arroz. Com o crédito, vou iniciar os trabalhos. Ele veio no momento certo”, relata.

Produtor rural: “O crédito veio na hora certa”. Foto: Erisney Mesquita

Escrita por Eliel Mesquita

Fotos: Erisney Mesquita

Sair da versão mobile