publicidade

Acre alcança 5,1 milhões de cabeças de gado e registra aumento histórico no abate de bovinos

O Acre fechou o ano de 2024 com 5,1 milhões de cabeças de gado, crescimento de 5,7% em relação a 2023, segundo dados da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O avanço reforça a importância da bovinocultura para a economia local e coloca o estado em trajetória de expansão dentro do setor pecuário nacional.

O levantamento aponta que Rio Branco detém o maior rebanho do Acre, com quase 675 mil animais, seguido por Sena Madureira (586,6 mil), Senador Guiomard (403,2 mil), Brasiléia (384,8 mil) e Bujari (380 mil). Municípios como Tarauacá, Sena Madureira, Feijó e a própria capital foram os que mais contribuíram para o crescimento do efetivo.

Além do aumento no rebanho, o Acre também registrou um crescimento expressivo no abate de bovinos. Em 2024, 563,5 mil cabeças foram abatidas em estabelecimentos com inspeção municipal, estadual ou federal, número 21% superior ao do ano anterior, quando haviam sido registradas 466,8 mil cabeças.

Esse foi um dos maiores resultados da série histórica recente: a mediana de abates entre 2013 e 2024 é de 153 mil cabeças, o que evidencia a força da produção nos últimos quatro anos.

Fonte: Contilnet
Foto: reprodução

Compartilhe:
publicidade

Relacionados

A comunidade Nova Cintra, pertencente a  querida Rodrigues Alves, recebeu uma Audiência Pública de suma importância nesta segunda-feira. O encontro,

Sessão no STJ foi adiada depois que Gilmar Mendes exigiu a juntada de documentos que embasam relatórios financeiros da Ptolomeu.

O Acre encerrou o ano de 2023 com crescimento no número de empresas formais e melhora no mercado de trabalho,

publicidade

publicidade

publicidade

Vídeos rápidos

publicidade

publicidade

Mais no AgoraAcre.com

O deputado federal Zezinho Barbary (PP) participou, em Cruzeiro do Sul, da entrega de certificados às turmas do Programa Impacta

O Brasil já conhece parte do cenário que enfrentará no Grupo C da Copa do Mundo de 2026. Os três

Apesar do ataque, não houve ferimento físico, mas o caso provocou forte comoção entre estudantes, pais e servidores da instituição.

Na manhã desta sexta-feira, 05, uma ação conjunta entre a Polícia Civil e a Polícia Militar resultou na prisão de

Detentos do presídio Manoel Neri, em Cruzeiro do Sul, tiveram nesta sexta-feira, 5, um dia de confraternização com seus familiares

O Núcleo de Altas Habilidades encerrou oficialmente, nesta quinta-feira, 04, as atividades do ano letivo de 2025, reunindo alunos, professores