publicidade

Polícia Federal deflagra operação em Cruzeiro do Sul contra abuso sexual infantil

A Polícia Federal deflagrou em Cruzeiro do Sul nesta quarta-feira, 5, a Operação Guardiã Digital, com a finalidade de combater o armazenamento e compartilhamento de arquivos digitais com material de abuso sexual infantojuvenil e cumpriu um mandado de busca e apreensão.

O inquérito policial iniciou a partir da obtenção de indícios de que um homem estaria compartilhando e armazenando imagens e vídeos com conteúdo de abuso sexual infantojuvenil em um grupo com aproximadamente 640 participantes, baseado em conhecido aplicativo de mensagens eletrônicas.

A investigação prossegue com a análise dos materiais apreendidos, visando corroborar a hipótese investigativa e, também, apontar eventuais outros envolvidos. O investigado, e outros partícipes que acabarem identificados, poderão responder judicialmente por disponibilizar e armazenar arquivos com a prática desse crime.

“Embora o termo “pornografia” ainda seja utilizado no Estatuto da Criança e do Adolescente para definir “qualquer situação que envolva criança ou adolescente em atividades sexuais explícitas, reais ou simuladas, ou exibição dos órgãos genitais de uma criança ou adolescente para fins primordialmente sexuais”, a comunidade internacional entende que o melhor nessas situações é referir-se a crimes de “abuso sexual de crianças e adolescentes” ou mesmo “violência sexual de crianças e adolescentes”, pois a nomenclatura ajuda a dar dimensão da violência infligida às vítimas desses crimes tão devastadores”, cita a PF.

A Polícia Federal alerta os pais e os responsáveis sobre a importância de orientar e acompanhar crianças e adolescentes, tanto no ambiente virtual quanto no físico, para protegê-los de abusos sexuais. “Conversar abertamente sobre os riscos online, ensinar o uso seguro de redes sociais, jogos e aplicativos, e observar mudanças de comportamento são medidas fundamentais. Também é essencial que os jovens saibam como agir diante de contatos inadequados e sintam-se seguros para pedir ajuda. A prevenção, aliada à informação, é a forma mais eficaz de garantir a segurança e o bem-estar dos menores”.

Compartilhe:
publicidade

Relacionados

Apesar do ataque, não houve ferimento físico, mas o caso provocou forte comoção entre estudantes, pais e servidores da instituição.

Na manhã desta sexta-feira, 05, uma ação conjunta entre a Polícia Civil e a Polícia Militar resultou na prisão de

Um terreno baldio localizado na região central de Cruzeiro do Sul voltou a ser motivo de preocupação para moradores e

publicidade

publicidade

publicidade

Vídeos rápidos

publicidade

publicidade

Mais no AgoraAcre.com

O Brasil já conhece parte do cenário que enfrentará no Grupo C da Copa do Mundo de 2026. Os três

Apesar do ataque, não houve ferimento físico, mas o caso provocou forte comoção entre estudantes, pais e servidores da instituição.

Na manhã desta sexta-feira, 05, uma ação conjunta entre a Polícia Civil e a Polícia Militar resultou na prisão de

Detentos do presídio Manoel Neri, em Cruzeiro do Sul, tiveram nesta sexta-feira, 5, um dia de confraternização com seus familiares

O Núcleo de Altas Habilidades encerrou oficialmente, nesta quinta-feira, 04, as atividades do ano letivo de 2025, reunindo alunos, professores

Informação foi confirmada à CNN pelo presidente do PL, Valdemar Costa Neto; escolha, porém, enfrenta resistências na direita e até