publicidade

Milei obtém acordo melhor que Lula para vender carne aos EUA

Argentina consegue cota de 80 mil toneladas dentro de acordo de livre comércio. Brasil vende 50 mil sem tarifa.

O presidente da Argentina, Javier Milei, conseguiu uma cota de 80 mil toneladas de carne para vender aos Estados Unidos com tarifa zero.

A oportunidade foi obtida dentro do acordo de livre comércio fechado entre EUA e Argentina na última quinta-feira.

O montante da cota foi divulgado pela Casa Branca como uma “oportunidade de carne mais barata para os americanos”.

Os frigoríficos brasileiros têm conseguido vender 50 mil toneladas sem tarifa dentro de uma cota para “outros países”. A partir daí, são obrigados a pagar 26,4% de taxa por causa do tarifaço americano.

A expectativa é que, no geral, o Brasil siga vendendo mais carne para os EUA que os argentinos por causa da capacidade de produção, mas com lucros menores.

“Estamos atentos aos movimentos de competidores da agropecuária brasileira e esperamos que o Brasil, como maior produtor mundial de carne bovina e maior exportador, também possa ter oportunidades semelhantes”, disse à coluna Roberto Perosa, presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne).

Para Carol Monteiro de Carvalho, advogada especialista em comércio internacional, o acordo EUA-Argentina enfraquece o Mercosul, porque dá vantagens regulatórias aos americanos no mercado do sócio do Mercosul, mas também provoca desvios de comércio no mercado americano a favor dos argentinos.

A Argentina argumenta que as vantagens concedidas aos EUA estão dentro das exceções permitidas pela Tarifa Externa Comum (TEC), que foram recentemente ampliadas. Procurado, o Itamaraty informa que ainda analisa o impacto do acordo EUA-Argentina no Mercosul.

Compartilhe:
publicidade

Relacionados

A moeda americana teve queda de 1,41% e renovou o menor patamar em mais de um ano e meio, cotada

Entidade diz que tratado amplia 8% para 36% o acesso de produtos brasileiros ao comércio mundial e cria um novo

A China vai interromper a compra de carne de frango do Brasil por 60 dias após o país registrar o

publicidade

publicidade

publicidade

Vídeos rápidos

publicidade

publicidade

Mais no AgoraAcre.com

O Instituto Federal do Acre (Ifac) abriu um processo seletivo simplificado para a contratação temporária de professores substitutos no campus

Proposta prevê permissão para produzir genéricos, o que pode reduzir o preço dos medicamentos no Brasil A Câmara dos Deputados

Ministros se reúnem nesta terça (10) para discutir futuro de Marco Buzzi Os ministros do STJ (Superior Tribunal de Justiça)

A vice-prefeita de Cruzeiro do Sul, Delcimar Leite, segue com uma atuação marcada pela proximidade com a população e atenção

O município de Mâncio Lima viveu, no último fim de semana, uma série de entregas importantes viabilizadas por meio da

Argentina consegue cota de 80 mil toneladas dentro de acordo de livre comércio. Brasil vende 50 mil sem tarifa. O