Publicidade

Reunindo etnias, Festival kada Shawã kaya celebra a vida e o fortalecimento cultural com músicas, danças e intercâmbios

Festival reuniu etnias numa celebração à vida e conquistas na organização social dos indígenas.

A 5ª edição do Festival Kada Shawã Kaya, realizada entre os dias 23 e 26 de janeiro, na Aldeia do Foz do Nilo da Terra Indígena Arara, localizada às margens do Rio Humaitá, em Porto Walter, reuniu diversas etnias da região numa celebração à vida e ao fortalecimento cultural, por meio de músicas, danças e intercâmbios.

Indígenas de diversas etnias se reuniram no festival. Foto: Clarice Barbosa

As atividades da festividade foram apresentadas pelos povos originários de Porto Walter, Mâncio Lima e Feijó. O cacique Raimundo Lima enfatizou a importância do festival para o seu povo e aproveitou para estender o convite para autoridades e turistas de outras regiões do planeta prestigiarem o grande ato de celebração à vida.

Festival celebrou a vida e avanços sociais.Foto: Clarice Barbosa

“Para nós este é um momento histórico, a data em que celebramos a demarcação do nosso território. Com o festival, unimos os povos originários e reunimos lideranças. Gratidão aos parceiros, em especial à prefeitura de Porto Walter, que tem dado suporte na realização desta festa. Aproveito a ocasião para convidar a todos para participar das próximas edições e fazer uma imersão na nossa cultura”, convida o cacique Raimundo Lima.

Representado o prefeito César Andrade, o secretário de Administração do município, Donicélio Nunes, ratifica a importância da união de esforços para a realização do festival, uma iniciativa que colabora com o desenvolvimento da cultura e do turismo local. “A união de esforços da prefeitura, do governo do Acre e da Associação dos Povos Indígenas torna possível a realização dessa festa maravilhosa, que tanto colabora para o desenvolvimento da nossa região. Aproveito para externar gratidão aos turistas, aos indígenas, à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) e ao governo do Estado”.

União de esforços tornou possível a realização do festival. Foto: Clarice Barbosa

Além de cultuar a vida, o festival representa avanços históricos na organização social do povo shawãdawa. “Estamos prestigiando o fortalecimento da cultura do povo shawãdawa. Vimos, aqui, a organização social deste povo e a proteção do seu território, apesar de existirem ameaças e invasores, como as práticas ilegais de caças e retiradas de madeiras”, afirmou Eldo Shanenawa, coordenador regional da FUNAI, que anunciou na ocasião a instalação de futura sede da fundação em Porto Walter.

Bricandeiras, danças e cantos tradicionas celebram a vida dos povos da floresta. Foto: Clarice Barbosa

A celebração é o momento oportuno para mostrar ao mundo a importância da cultura e da ancestralidade dos povos originários. Uma grata colaboração na busca da vida em equilíbrio na terra. “Estamos ensinando ao mundo que é muito importante viver na e da floresta, mas preservando-a e alcançando qualidade de vida, ou seja, com acesso à energia limpa, água potável, tecnologia, pois hoje somos um povo conectado. O mundo está conhecendo o nosso serviço ambiental, que é essencial para reestabelecer o equilíbrio do clima no planeta. É de suma importância que os recursos de fundo climático cheguem para atender tantos os povos indígenas quantos os ribeirinhos, que são nossos vizinhos. O Estado se faz presente na celebração, participando de encontros e intercâmbios. Somente este ano, inserimos 23 festivais no calendário estadual, sendo um deles o festival Kada Shawã Kaya”, pontua Francisca Arara, titular da Secretaria Extraordinária de Povos Indígenas do Estado (Sepi).

Matéria escrita por Elel Mesquita e Clarice Barbosa


Compartilhe:
Publicidade

Relacionados

A prefeitura de Feijó anunciou que o Festival do Açaí deste ano voltará a ser realizado em quatro noites. A

Produção espera selecionar cerca de 800 pessoas da região para participarem das gravações do longa.
As gravações do longa-metragem serão realizadas entre maio e junho.
Publicidade
Publicidade

Vídeos rápidos

Publicidade
Publicidade
Banner parceiro YMA

Mais no AgoraAcre.com

Cerca de 80 empreendedores estão presentes na festa em celebração ao Dia do Trabalhador, que será realizada nesta quarta-feira, 30,

Não será permitido ao público que prestigiará o show em celebração ao Dia do Trabalhor, realizado nesta quarta-feira, 30, na

A organização da festa em celebração ao Dia do Trabalhador, em Cruzeiro do Sul, finalizou a montagem do palco de

Flamengo e Corinthians se enfrentam neste domingo, às 16h (de Brasília), pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo faz

Neste domingo, 27, o tempo quente, com presença de sol, nuvens e chuvas pontuais, que podem ser fortes em alguns

O prefeito de Porto Walter, César Andrade, participou de uma reunião com o governo do Acre, neste sábado, 26, em