publicidade

Navio-hospital encerra Missão Acre neste domingo, totalizando mais 6 mil atendimentos no Juruá

DCIM100MEDIADJI_0706.JPG

A Marinha do Brasil, por meio do Navio da Assistência Hospitalar (NAsH) Dr. Montenegro, encerra neste domingo, 20, a 25ª edição da Missão Acre, totalizando mais de 6 mil atendimentos realizados, 250 mil medicamentos distribuídos e mais de 800 exames de mamografia ofertados, beneficiando com qualidade a população do Vale do Juruá.

“São números expressivos, que refletem a importância da missão para a Marinha do Brasil e à população local”, argumentou Hallan Maforte, capitão de corveta e comandante da tripulação.

Foto: Erisney Mesquita

A oferta dos serviços de saúde da missão se iniciou em 18 de fevereiro, com a meta de beneficiar ribeirinhos e a população da zona urbana de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo.

“Foi um período de aprimoramento às nossas equipes de assistência hospitalar, sobretudo no que se refere à oferta e realização de exames de mamografia, em que atuamos em parceria com a ONG Américas Amigas. Com isso, conseguimos laudar todas as análises feitas a bordo”, ratificou Hallan Maforte.

O navio-hospital

O NAsH Dr. Montenegro, embarcação da Marinha do Brasil, realiza atendimentos para populações ribeirinhas da bacia amazônica. As equipes são formadas por técnicos de saúde, médicos, enfermeiros e cirurgiões dentistas, além de contar com instalações com capacidade de oferecer exames laboratoriais, dermatológicos, radiológicos e de mamografia. Além disso, realiza vacinação, cirurgias de baixa complexidade e promove atendimentos farmacêuticos e odontológicos.

Foto: Erisney Mesquita

A construção do navio se deu em 1997, em Manaus (AM). Três anos depois, foi firmado contrato de cessão de uso do navio entre o governo do Acre, durante a gestão do ex-governador Orleir Cameli, e a Marinha do Brasil, com a finalidade de prestar assistência médico-hospitalar na região do Juruá uma vez por ano, durante o período de cheia.

O nome do navio é uma homenagem a Manoel Braga Montenegro, primeiro médico nascido no Acre, à cabeceira do Rio Liberdade, distante 80 km de Cruzeiro do Sul. Durante muito tempo, o profissional era o único com formação acadêmica a atender a região do Alto Juruá.

Redação AgoraAcre.com

Compartilhe:
publicidade

Relacionados

A comunidade Nova Cintra, pertencente a  querida Rodrigues Alves, recebeu uma Audiência Pública de suma importância nesta segunda-feira. O encontro,

Sessão no STJ foi adiada depois que Gilmar Mendes exigiu a juntada de documentos que embasam relatórios financeiros da Ptolomeu.

O Acre encerrou o ano de 2023 com crescimento no número de empresas formais e melhora no mercado de trabalho,

publicidade

publicidade

publicidade

Vídeos rápidos

publicidade

publicidade

Mais no AgoraAcre.com

O Brasil já conhece parte do cenário que enfrentará no Grupo C da Copa do Mundo de 2026. Os três

Apesar do ataque, não houve ferimento físico, mas o caso provocou forte comoção entre estudantes, pais e servidores da instituição.

Na manhã desta sexta-feira, 05, uma ação conjunta entre a Polícia Civil e a Polícia Militar resultou na prisão de

Detentos do presídio Manoel Neri, em Cruzeiro do Sul, tiveram nesta sexta-feira, 5, um dia de confraternização com seus familiares

O Núcleo de Altas Habilidades encerrou oficialmente, nesta quinta-feira, 04, as atividades do ano letivo de 2025, reunindo alunos, professores

Informação foi confirmada à CNN pelo presidente do PL, Valdemar Costa Neto; escolha, porém, enfrenta resistências na direita e até