Publicidade

Durante reunião da GCF, protesto interrompe fala de Gladson Camelí e manifestantes são retirados

Um protesto de ativistas ambientais interrompeu o discurso do governador Gladson Cameli (PP) durante o quinto dia da 15ª Reunião Anual da Força-Tarefa dos Governadores pelo Clima e as Florestas (GCF), nesta sexta-feira, 23, que ocorre no Teatro Universitário da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco.

Com cartazes contendo críticas às políticas ambientais estaduais, manifestantes fizeram coro contra o gestor, que falava sobre as ações desenvolvidas pelas secretarias e órgãos na preservação ambiental.

Cameli interrompeu brevemente o seu discurso, mas seguiu no palco. Ele rebateu as críticas e pediu à segurança que retirasse o grupo do local.

“Eu peço que a segurança… infelizmente eu vou ter que quebrar [o protocolo] porque baderna eu não vou permitir. […] Acabou! Acabou! Só lamento que usam vocês para incentivar a baderna e a deselegância. Ano que vem tá chegando”, retrucou.

Foto: reprodução

Conforme o governo, foram encontradas pedras de mármore com os manifestantes. O grupo segue próximo ao local, mas foi retirado do teatro.

Quem são os manifestantes

Após o ato e a retirada do local, a Rede Amazônica Acre conversou com participantes do protesto. Eles são uma organização denominada Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR) no Acre.

Os militantes criticaram o discurso do governador durante o evento, e afirmaram que, apesar de dizer combater o desmatamento, o governo tem incentivado a expansão do plantio de soja no estado, contribuindo para o desmatamento. Eles não falaram sobre as pedras encontradas no local.

Força-Tarefa GCF

A Força-Tarefa dos Governadores pelo Clima e as Florestas (GCF Task Force) é uma rede global de governadores e autoridades subnacionais com a participação de mais de 43 estados e províncias de 11 países, que atuam em conjunto, com o intuito de proteger florestas tropicais, reduzir emissões de carbono e promover o desenvolvimento sustentável.

A reunião da GCF ocorre anualmente em um local escolhido por meio de votação pelos seus participantes. Em 2023, o Acre foi escolhido para sediar a reunião anual, durante a GCF Task Force que ocorreu na cidade de Mérida, no México.

Sua principal função é a implementação de políticas e ações regionais locais e globais para alcançar os objetivos propostos, entre eles, está o combate ao desmatamento, a proteção das florestas e a promoção do desenvolvimento sustentável, impulsionando soluções que beneficiem os seres humanos e o planeta.

Nota do governo na íntegra:

A respeito dos acontecimentos ocorridos na manhã de hoje, sexta feira 23/05 durante o encerramento da reunião GCF Task Force na Universidade Federal do Acre, o governo do estado informa que:

Tradicionalmente, as reuniões do GCF são oportunidades para a discussão e adoção de medidas concretas para o equilíbrio das questões ambientais, sociais e econômicas em benefício do desenvolvimento das populações que vivem na floresta. O evento é aberto para a participação de iniciativas individuais e em grupo através da contribuição positiva com ideias e posicionamentos. Infelizmente não foi o que se viu na atuação desse grupo que agiu com interesses exclusivamente particulares e políticos.

Essa iniciativa dos desordeiros só tentou causar prejuízos aos participantes, à organização e infelizmente manchar a imagem de todos os acreanos que tradicionalmente são conhecidos como pacíficos e hospitaleiros.

Diante do fato, o governo condena veementemente o acontecido, se compromete com a investigação e punição dos responsáveis enquanto segue compromissado com a democracia e a liberdade, uma responsabilidade contínua desta gestão que exige a participação ativa de todos.

Gladson de Lima Camelí Governador do Estado do Acre

Fonte: G1 Acre / Foto: Eldérico Silva/Rede Amazônica Acre

Compartilhe:
Publicidade

Relacionados

A taxa de desemprego do Acre, no primeiro trimestre de 2025, foi de 8,2%. Houve uma queda de 0,7 ponto

O governo do Estado do Acre, por meio das secretarias de Estado de Administração (Sead) e da Fazenda (Sefaz), antecipou

A fase final dos Jogos Escolares, em Cruzeiro do Sul, tem sido marcada por duelos eletrizantes. Uma disputa que marca

Publicidade
Publicidade

Vídeos rápidos

Publicidade
Publicidade
Banner parceiro YMA

Mais no AgoraAcre.com

O Acre se prepara para a primeira grande friagem de 2025, prevista para chegar ao estado na próxima quarta-feira (28).

A Polícia Civil do Estado do Acre (PCAC) realizou, nesta sexta-feira (23), a entrega de mais de 100 aparelhos celulares

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que os “empregos e fábricas voltarão com força” desde que seu programa tarifário

Uma adolescente de 14 anos foi vítima de espancamento pelo próprio padrasto na comunidade Lagoinha, localizada na BR-364, em Cruzeiro

Um protesto de ativistas ambientais interrompeu o discurso do governador Gladson Cameli (PP) durante o quinto dia da 15ª Reunião

Todos os aposentados e pensionistas do INSS que sofreram algum desconto de mensalidade associativa na folha de pagamentos referente a