Publicidade

Acre relança programa para parcelamento de dívidas de água e esgoto

A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado do Acre (Ageac) atualizou nesta quarta-feira, 23, as regras do Programa Regularize, voltado ao parcelamento de débitos vencidos com o Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre). A medida foi oficializada por meio da Resolução nº 110/Ageac, publicada no Diário Oficial do Estado, e visa ampliar o acesso dos consumidores à renegociação de dívidas, com possibilidade de parcelamento em até 30 vezes.

O programa contempla dívidas relacionadas ao consumo de água, esgotamento sanitário ou outros serviços prestados pela Saneacre, incluindo débitos que estejam sendo cobrados judicialmente, desde que o consumidor comprove a desistência da ação na Justiça.

A adesão ao parcelamento poderá ser feita entre os meses de agosto e dezembro de 2025, nas unidades da Organização de Centrais de Atendimento (OCA) ou nas agências da Saneacreno interior. O prazo poderá ser prorrogado por mais 150 dias, conforme prevê a própria resolução.

Para efetuar o acordo, o consumidor deverá realizar o recadastramento junto ao sistema da Saneacre, apresentando os documentos exigidos. O parcelamento será formalizado mediante assinatura de termo de assunção e confissão de dívida, com renúncia ao direito de contestar o débito administrativa ou judicialmente.

O valor da entrada mínima varia de acordo com o número de parcelas. A tabela geral prevê entrada de: 20% para 2 a 10 parcelas; 25% para 11 a 20 parcelas; 30% para 21 a 30 parcelas. Já os consumidores inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) terão condições especiais, podendo parcelar em até 35 vezes, com entrada mínima a partir de 10%.

A Ageac ressalta que o não pagamento de três parcelas consecutivas ou alternadas acarretará na revogação do acordo e consequente suspensão dos serviços, conforme a legislação vigente. Também poderão ser suspensos os acordos em caso de descumprimento das regras legais de fornecimento de água.

O objetivo do programa é facilitar a regularização de pendências e evitar o corte de serviços essenciais, ao mesmo tempo em que promove o equilíbrio financeiro da prestação de serviços públicos de saneamento no estado.

Por AC24horas / Foto: reprodução

Compartilhe:
Publicidade

Relacionados

A equipe de futsal sub-17 da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio 1° de Maio, do município de Mâncio

Um caminhão boiadeiro ficou completamente destruído após um incêndio na BR-317, no Acre, na manhã desta quinta-feira, 24. O veículo

Ao menos 80 mil quilos de alimentos já foram arrecadados nos cinco primeiros dias de troca de ingressos por mantimentos

Publicidade
Publicidade

Vídeos rápidos

Publicidade
Publicidade
Banner parceiro YMA

Mais no AgoraAcre.com

O Campeonato Cruzeirense de Futebol da 1ª e 2ª Divisão começa neste sábado, 26, no Estádio Cruzeirão, em Cruzeiro do

A equipe de futsal sub-17 da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio 1° de Maio, do município de Mâncio

Um caminhão boiadeiro ficou completamente destruído após um incêndio na BR-317, no Acre, na manhã desta quinta-feira, 24. O veículo

A organização da Expoacre 2025 informou, nesta quinta-feira (24), que estão esgotados os ingressos para o show da dupla Jorge

O Flamengo acertou a contratação de Emerson Royal, lateral-direito de 26 anos. Ele será a reposição para a saída de

Durante a entrega da revitalização da quadra poliesportiva da Praça Antônio Guilherme, no centro de Rodrigues Alves, o governador Gladson