Um protesto de ativistas ambientais interrompeu o discurso do governador Gladson Cameli (PP) durante o quinto dia da 15ª Reunião Anual da Força-Tarefa dos Governadores pelo Clima e as Florestas (GCF), nesta sexta-feira, 23, que ocorre no Teatro Universitário da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco.
Com cartazes contendo críticas às políticas ambientais estaduais, manifestantes fizeram coro contra o gestor, que falava sobre as ações desenvolvidas pelas secretarias e órgãos na preservação ambiental.
Cameli interrompeu brevemente o seu discurso, mas seguiu no palco. Ele rebateu as críticas e pediu à segurança que retirasse o grupo do local.
“Eu peço que a segurança… infelizmente eu vou ter que quebrar [o protocolo] porque baderna eu não vou permitir. […] Acabou! Acabou! Só lamento que usam vocês para incentivar a baderna e a deselegância. Ano que vem tá chegando”, retrucou.

Conforme o governo, foram encontradas pedras de mármore com os manifestantes. O grupo segue próximo ao local, mas foi retirado do teatro.
Quem são os manifestantes
Após o ato e a retirada do local, a Rede Amazônica Acre conversou com participantes do protesto. Eles são uma organização denominada Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR) no Acre.
Os militantes criticaram o discurso do governador durante o evento, e afirmaram que, apesar de dizer combater o desmatamento, o governo tem incentivado a expansão do plantio de soja no estado, contribuindo para o desmatamento. Eles não falaram sobre as pedras encontradas no local.
Força-Tarefa GCF
A Força-Tarefa dos Governadores pelo Clima e as Florestas (GCF Task Force) é uma rede global de governadores e autoridades subnacionais com a participação de mais de 43 estados e províncias de 11 países, que atuam em conjunto, com o intuito de proteger florestas tropicais, reduzir emissões de carbono e promover o desenvolvimento sustentável.
A reunião da GCF ocorre anualmente em um local escolhido por meio de votação pelos seus participantes. Em 2023, o Acre foi escolhido para sediar a reunião anual, durante a GCF Task Force que ocorreu na cidade de Mérida, no México.
Sua principal função é a implementação de políticas e ações regionais locais e globais para alcançar os objetivos propostos, entre eles, está o combate ao desmatamento, a proteção das florestas e a promoção do desenvolvimento sustentável, impulsionando soluções que beneficiem os seres humanos e o planeta.
Nota do governo na íntegra:
A respeito dos acontecimentos ocorridos na manhã de hoje, sexta feira 23/05 durante o encerramento da reunião GCF Task Force na Universidade Federal do Acre, o governo do estado informa que:
Tradicionalmente, as reuniões do GCF são oportunidades para a discussão e adoção de medidas concretas para o equilíbrio das questões ambientais, sociais e econômicas em benefício do desenvolvimento das populações que vivem na floresta. O evento é aberto para a participação de iniciativas individuais e em grupo através da contribuição positiva com ideias e posicionamentos. Infelizmente não foi o que se viu na atuação desse grupo que agiu com interesses exclusivamente particulares e políticos.
Essa iniciativa dos desordeiros só tentou causar prejuízos aos participantes, à organização e infelizmente manchar a imagem de todos os acreanos que tradicionalmente são conhecidos como pacíficos e hospitaleiros.
Diante do fato, o governo condena veementemente o acontecido, se compromete com a investigação e punição dos responsáveis enquanto segue compromissado com a democracia e a liberdade, uma responsabilidade contínua desta gestão que exige a participação ativa de todos.
Gladson de Lima Camelí Governador do Estado do Acre
Fonte: G1 Acre / Foto: Eldérico Silva/Rede Amazônica Acre