Publicidade

ExpoAcre 2025 está ameaçada de não acontecer por burocracia nunca vista antes na SPU-AC

Pela primeira vez em 50 anos, a maior feira de negócios do Acre, a Expoacre, está ameaçada de não acontecer por burocracias nunca vistas antes impostas pela Superintendência da Secretaria do Patrimônio da União no Acre (SPU-AC).

Na contramão das realizações das 49 edições anteriores, o atual titular da SPU-AC, Tiago Mourão, tem dificultado a parceria do governo federal com o governo do Acre, no que diz respeito à cessão do parque cujas terras pertencem à União e onde a feira é realizada todos os anos.

Segundo documentos do governo do Estado, há uma sequência de ofícios enviadas à SPU-AC, desde o início do mês de abril, solicitando a liberação para que os trabalhos de preparação do parque sejam realizados em tempo hábil.

Indagado sobre o que poderia estar acontecendo, o secretário de Estado de Agricultura, Luiz Tchê, foi enfático ao afirmar que lhe causa estranheza as afirmações do titular da SPU-AC, inclusive publicadas em notas na imprensa, segundo as quais ele não teria recebido “nenhum ofício solicitando a permissão para uso do parque – Terras da União” e ainda que “foi uma surpresa para ele ao ver a divulgação do calendário do evento”.

“O governo federal sempre foi um parceiro nosso na realização da Expoacre. Nunca tivemos problemas antes, sempre trabalhamos de forma planejada, seguindo todo o protocolo em tempo hábil, realizamos os pagamentos das taxas, tudo certinho para que possamos oferecer à população um ambiente agradável, com comodidade e adequado aos comerciantes e empresários que também são nossos parceiros e agora nos deparamos com uma burocracia sem precedentes e que pode comprometer a realização da feira”, disse Tchê.

Lamentando os episódios, logo nesta que está sendo preparada para ser uma edição especial, comemorativa aos 50 anos da Expoacre, o secretário informou ainda que a última resposta oficial que obteve da SPU-AC, é datada do dia 07 de abril passado, informando que a área só estaria disponível a partir do dia 03 de junho.

“Esta data compromete a preparação do parque, é pouco mais de um mês da data de realização da feira. A vitrine tecnológica, por exemplo, já está prejudicada. Enviamos outro pedido solicitando alteração do período de permissão que está sem resposta até a presente data”, acrescentou.

O governo não vai ceder aos caprichos

Também questionado pela reportagem sobre a articulação entre as instituições, o secretário de Estado de Governo, Luiz Calixto, afirmou de forma incisiva que o Estado fará tudo que estiver ao seu alcance para que a Expoacre seja realizada.

“O governo do Estado não vai ceder a caprichos e nem à vaidade de pessoas que estão em cargos onde deveriam representar interesses maiores em detrimento dos seus. Pela primeira vez estamos enfrentando esse tipo de problema, com o atual superintendente da SPU-AC criando embargos na tentativa de atrapalhar a parceria do Estado com o governo Federal na realização da Expoacre que é o maior evento de negócios do Acre”, disse.

Ainda de acordo com Calixto, mesmo com as dificuldades impostas, o governo do Estado seguirá fazendo sua parte no sentido de garantir que a Expoacre aconteça dada sua importância para a economia.

“Nós vamos proceder como sempre procedemos, realizando os devidos pagamentos, a manutenção do parque que, alías, é válido dizer que é a única época do ano que o local recebe manutenção e melhorias. Depois da realização da feira, fica depredado, abandonado. O Estado sempre realizou a feira de forma parceria com o governo federal e é o que vamos fazer com o apoio da classe empresarial, dos pequenos comerciantes e de toda a população que é a maior beneficiada”.

Fonte: AC24horas / Foto: Jardy Lopes

Compartilhe:
Publicidade

Relacionados

O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) já contabilizou os números finais de inscritos no Programa CNH Social 2025.

Mesmo antes da abertura oficial das inscrições, marcada para o período de 26 de maio a 6 de junho, a

Na madrugada desta quinta-feira, 8, uma ação conjunta das Polícias Civil e Militar do Acre resultou na apreensão de dois

Publicidade
Publicidade

Vídeos rápidos

Publicidade
Publicidade
Banner parceiro YMA

Mais no AgoraAcre.com

Oportunidade à vista para profissionais de imprensa e estudantes de comunicação: o Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ) está com inscrições

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, neste sábado (10), que nenhum aposentado ou pensionista será prejudicado em razão

O projeto executivo da obra da ponte sobre o Rio Juruá, entre Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves, será licitado

Pela primeira vez em 50 anos, a maior feira de negócios do Acre, a Expoacre, está ameaçada de não acontecer

A incursão de uma massa de ar polar promete mudar o cenário climático em diversas áreas do país e de

Os projetos de engenharia para a construção do Porto de Cruzeiro do Sul, localizado às margens do Rio Juruá, no