publicidade

Governo autoriza desapropriação de áreas em Marechal Thaumaturgo e Rio Branco para execução de obras estruturais

O governador Gladson Cameli assinou nesta quarta-feira, 22, dois decretos que declaram de utilidade pública áreas urbanas nos municípios de Rio Branco e Marechal Thaumaturgo, autorizando a desapropriação em caráter de urgência para a execução de obras de infraestrutura consideradas estratégicas para o Estado.

O Decreto nº 11.773/2025 destina uma área de 2.540,41 metros quadrados no município de Marechal Thaumaturgo para a construção de uma ponte tipo passarela sobre o Rio Amônia, estrutura que deve melhorar a mobilidade urbana e o acesso entre as margens do rio, facilitando o deslocamento de pedestres e ciclistas. A obra será executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), com acompanhamento da Procuradoria-Geral do Estado (PGE).

Segundo o decreto, a intervenção ocorrerá em caráter de urgência, e as despesas serão custeadas por dotações orçamentárias já previstas pelo governo estadual. A passarela faz parte de um conjunto de obras voltadas à integração e acessibilidade nas regiões isoladas do interior do Acre.

Já o Decreto nº 11.774/2025 altera o Decreto nº 11.187/2023, ampliando a área declarada de utilidade pública para desapropriação em Rio Branco. O novo texto define o total de 53.164,36 metros quadrados em duas áreas localizadas na capital: uma situada na Avenida Boulevard Augusto Monteiro, no bairro XV, com cerca de 28 mil metros quadrados, e outra na Rua Rio Grande do Sul, no bairro Aeroporto Velho, com 25 mil metros quadrados.

As áreas estão relacionadas a projetos de requalificação urbana e expansão de equipamentos públicos, que incluem a construção e adequação de vias, além de possíveis obras voltadas a serviços públicos estaduais.

Compartilhe:
publicidade

Relacionados

A comunidade Nova Cintra, pertencente a  querida Rodrigues Alves, recebeu uma Audiência Pública de suma importância nesta segunda-feira. O encontro,

Sessão no STJ foi adiada depois que Gilmar Mendes exigiu a juntada de documentos que embasam relatórios financeiros da Ptolomeu.

O Acre encerrou o ano de 2023 com crescimento no número de empresas formais e melhora no mercado de trabalho,

publicidade

publicidade

publicidade

Vídeos rápidos

publicidade

publicidade

Mais no AgoraAcre.com

O Brasil já conhece parte do cenário que enfrentará no Grupo C da Copa do Mundo de 2026. Os três

Apesar do ataque, não houve ferimento físico, mas o caso provocou forte comoção entre estudantes, pais e servidores da instituição.

Na manhã desta sexta-feira, 05, uma ação conjunta entre a Polícia Civil e a Polícia Militar resultou na prisão de

Detentos do presídio Manoel Neri, em Cruzeiro do Sul, tiveram nesta sexta-feira, 5, um dia de confraternização com seus familiares

O Núcleo de Altas Habilidades encerrou oficialmente, nesta quinta-feira, 04, as atividades do ano letivo de 2025, reunindo alunos, professores

Informação foi confirmada à CNN pelo presidente do PL, Valdemar Costa Neto; escolha, porém, enfrenta resistências na direita e até