Publicidade

Governo lança programa ‘Juntos pelo Acre’ para atender pessoas em situação de vulnerabilidade

O governo do Acre instituiu nesta terça-feira, 4, por meio do Decreto nº 11.704, o programa Juntos pelo Acre, com foco na proteção social e na melhoria das condições de vida da população em situação de vulnerabilidade. A medida, assinada pelo governador Gladson Cameli, tem efeitos retroativos a partir de 17 de junho de 2024.

Coordenado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (Seasdh), o programa propõe uma ação integrada entre órgãos estaduais, prefeituras, entidades privadas e a comunidade. A proposta é articular diferentes áreas, como saúde, educação, habitação, segurança pública, agricultura, ciência e tecnologia, cultura e assistência social, com o objetivo de fortalecer vínculos familiares, promover inclusão social e gerar oportunidades de autonomia econômica para famílias em risco.

Segundo o decreto, as ações do programa são de natureza complementar, ou seja, não substituem as políticas públicas básicas já existentes. Um dos principais diferenciais do Juntos pelo Acre é a busca ativa e o acompanhamento de famílias em situação de vulnerabilidade, com base em dados do Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico), podendo ser considerados ainda outros indicadores sociais definidos pela unidade gestora.

A adesão ao programa por parte dos municípios exige o compromisso com a participação das famílias na elaboração dos planos de ação individualizados, o uso de instrumentos padronizados de gestão, a atualização constante do CadÚnico e a capacitação dos profissionais envolvidos. Além disso, as prefeituras devem integrar essas ações ao planejamento orçamentário e adotar os procedimentos definidos pela Seasdh para avaliação dos impactos.

Como projeto complementar ao programa principal, o decreto institui também o Cuidando de Famílias, voltado especialmente para os núcleos familiares cadastrados no CadÚnico. O objetivo é promover a reestruturação de vínculos familiares, fomentar a qualificação profissional, incentivar o empreendedorismo e contribuir para a autonomia financeira das famílias por meio do reconhecimento de suas vocações produtivas e da valorização de iniciativas coletivas, como o associativismo e o cooperativismo.

A proposta do governo também permite a incorporação de projetos da sociedade civil e da iniciativa privada, desde que alinhados aos objetivos do programa. A Seasdh será responsável por editar normas complementares para o funcionamento do “Juntos pelo Acre”, além de poder criar novos projetos voltados à ampliação e ao fortalecimento das ações.

As despesas decorrentes da execução do programa serão custeadas com recursos do orçamento da Seasdh e do Fundo Estadual de Assistência Social, podendo ser suplementadas conforme necessidade. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado e já está em vigor.

Fonte: A Folha do Acre / Foto: assessoria

Compartilhe:
Publicidade

Relacionados

A equipe de futsal sub-17 da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio 1° de Maio, do município de Mâncio

Um caminhão boiadeiro ficou completamente destruído após um incêndio na BR-317, no Acre, na manhã desta quinta-feira, 24. O veículo

Ao menos 80 mil quilos de alimentos já foram arrecadados nos cinco primeiros dias de troca de ingressos por mantimentos

Publicidade
Publicidade

Vídeos rápidos

Publicidade
Publicidade
Banner parceiro YMA

Mais no AgoraAcre.com

O Campeonato Cruzeirense de Futebol da 1ª e 2ª Divisão começa neste sábado, 26, no Estádio Cruzeirão, em Cruzeiro do

A equipe de futsal sub-17 da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio 1° de Maio, do município de Mâncio

Um caminhão boiadeiro ficou completamente destruído após um incêndio na BR-317, no Acre, na manhã desta quinta-feira, 24. O veículo

A organização da Expoacre 2025 informou, nesta quinta-feira (24), que estão esgotados os ingressos para o show da dupla Jorge

O Flamengo acertou a contratação de Emerson Royal, lateral-direito de 26 anos. Ele será a reposição para a saída de

Durante a entrega da revitalização da quadra poliesportiva da Praça Antônio Guilherme, no centro de Rodrigues Alves, o governador Gladson