Cerca de 147 mil estudantes serão vacinados em escolas públicas do Acre durante uma campanha nacional mobilizada pelo Ministério da Saúde (MS) no primeiro semestre deste ano. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), o total está distribuído em 597 escolas nos 22 municípios, e iniciou com uma etapa de divulgação e conscientização que segue até o dia 25 de abril.
Nesta quinta-feira (16), a Sesacre recebeu um lote com 78 mil doses de vacinas de rotina. A remessa inclui doses dos seguintes imunizantes:
HPV (6 mil)
Meningocócica ACWY (6 mil)
Tríplice viral – que protege contra sarampo, caxumba e rubéola – (12 mil)
Febre amarela (10 mil)
BCG (14 mil)
Pentavalente (6 mil)
Poliomielite (8 mil)
Tétano (10 mil)
pneumocócica 10 (6 mil).
A intenção do Ministério da Saúde é focar nesse período para chamar atenção para o tema, porém, as ações serão desenvolvidas durante todo o ano. A responsabilidade dessa mobilização é da atenção primária, ou seja, da saúde municipal.
Por isso, a coordenação estadual do Programa Saúde na Escola já solicitou cronogramas de vacinação para os municípios, como explicou a coordenadora Ariane Farias.
“[A estratégia] tem como objetivo ampliar as coberturas vacinais e prevenir as doenças imunopreveníveis nas nossas crianças e adolescentes. Como parte dessa mobilização, no período de 14 a 25 de abril, será realizada a semana de intensificação da vacinação nas escolas, reforçando a importância da imunização, e incentivando a adesão por parte dos estudantes, dos pais e dos responsáveis”, disse.
Essa articulação vai ser replicada na esfera estadual e municipal, permitindo o monitoramento da vacinação e a busca ativa dos faltosos, especialmente aqueles menores de 15 anos e que estejam com o esquema vacinal atrasado.
Obrigatoriedade
No Acre, a lei nº 3.398 de 2018 estabelece a obrigatoriedade da apresentação da carteira de vacinação da criança ou documento similar no ato da matrícula dos estudantes da educação infantil e da primeira etapa do ensino fundamental.
Em 2024, as ações foram reforçadas com checagem da situação vacinal, mobilização social e vacinação.
A capital acreana já aderiu ao programa saúde na escola para proteger crianças e adolescentes, e a vacinação está prevista para começar a partir de maio.
“A gente está nessa fase inicial das aulas as famílias e a comunidade escolar também estão numa fase de organização inicial. A a gente também está nessa fase de preparação, de planejamento dessa ação”, disse o secretário municipal de Saúde, Renan Biths.
Funcionamento
O estado recebeu mais de R$ 1 milhão este ano para essa vacinação, nas escolas e ações para atualização da caderneta de vacinação.
A distribuição dos valores entre os municípios leva em consideração a dificuldade de acesso a essas regiões. Santa Rosa do Purus, por exemplo, recebeu mais de 49 mil reais.
De acordo com a faixa etária dos estudantes, serão aplicadas doses dos imunizantes contra febre amarela, tríplice viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola, e outras vacinas. Com a autorização dos responsáveis, as doses podem ser aplicadas no ambiente escolar ou os estudantes podem ser levados até uma unidade básica de saúde.
Fonte: G1 Acre / Foto de capa: Júnior Aguiar/Sesacre