A prefeitura do município de Marechal Thaumaturgo (AC), anunciou que vai disponibilizar apoio logístico para o transporte da produção de borracha dos seringueiros da Reserva Extrativista do Alto Juruá, atendendo a uma demanda de cerca de 36 seringueiros da região do Rio Tejo.

O compromisso foi firmado pelo prefeito Valdélio Furtado durante um encontro realizado na manhã deste domingo (31). Na ocasião, os trabalhadores solicitaram uma embarcação de grande porte para o escoamento da produção.
“Não poderíamos deixar de atender uma demanda tão importante para essa classe de trabalhadores, que tem um papel histórico no desenvolvimento do nosso estado. Em breve iremos providenciar uma embarcação para auxiliar no transporte e na logística para o escoamento da borracha produzida na comunidade. Vamos discutir com a nossa equipe a melhor forma para atender a demanda deles.”, afirmou o prefeito.
A produção local soma, anualmente, cerca de 10 toneladas de borracha, gerando em média de R$ 80 mil a R$ 100 mil aos cooperados. Todo o produto é comercializado, via Coopersonhos – cooperativa criada há quatro anos para organizar a compra e venda da borracha –, com uma empresa francesa especializada na fabricação de calçados.
O presidente da Cooperativa Coopersonhos, Anailson Silva, 28 anos, agradeceu pessoalmente ao prefeito Valdélio Furtado e destacou que a parceria garante uma economia significativa com gastos de aluguel de barcos e aquisição de combustíveis.
Erisney Mesquita, AgoraAcre