Publicidade

Velório do papa Francisco é encerrado na Basílica de São Pedro, no Vaticano

O velório do papa Francisco foi encerrado nesta sexta-feira (25) por volta das 19h, no horário local (14h de Brasília). Pela manhã, o Vaticano informou que mais de 150 mil pessoas compareceram para se despedir do pontífice.

A cerimônia foi realizada na Basílica de São Pedro e reuniu diversas autoridades, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O caixão do papa será fechado ainda nesta sexta. A previsão é de que isso acontecerá por volta de 15h, no horário de Brasília.

O funeral será realizado neste sábado (26), às 10h, no horário local (5h de Brasília), e deve reunir mais de 200 mil pessoas.

Francisco pediu para ser enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, que fica em Roma, e não no Vaticano. Haverá um cortejo fúnebre.

Detalhes do funeral do papa Francisco

No sábado, com o caixão fechado, o cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício (integrante mais velho do grupo), iniciará o funeral celebrando a Missa das Exéquias (cerimônia para os católicos falecidos), a partir das 5h (horário de Brasília), 10h (horário local), na Praça de São Pedro.

Os funerais papais anteriores também foram realizados ao ar livre, com milhares de pessoas acompanhando a cerimônia em frente à Basílica.

Este será o primeiro dia do Novendiali (novenário), os nove dias de luto e orações em honra ao papa, na Praça de São Pedro, em frente à Basílica de São Pedro, a principal do Vaticano.

Após a cerimônia, que deve contar com a presença de autoridades e líderes mundiais, o caixão será levado de volta para o interior da Basílica de São Pedro e, de lá, seguirá em procissão para a Basílica de Santa Maria Maggiore, onde a cerimônia de sepultamento será realizada.

O Vaticano informou que um grupo de pobres e necessitados estará presente nos degraus que levam ao local de sepultamento para prestar a última homenagem ao pontífice.

Já na capela, Diego Ravelli, mestre das cerimônias apostólicas, fará uma nova oração em latim. Então, selos do Vaticano serão colocados sobre o caixão, que será depositado na tumba, recebendo água benta em seguida.

O notário do Capítulo Libérico lavra a escritura autêntica que certifica o sepultamento e a lê aos presentes.

O documento é então assinado pelo cardeal Camerlengo da Santa Igreja Romana, pelo Regente da Casa Pontifícia, pelo Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias e, finalmente, pelo notário.

Fonte: CNN Brasil / Foto:

Compartilhe:
Publicidade

Relacionados

O papa Francisco foi sepultado neste sábado (26) na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma. Ele se torna o

A procissão que leva o corpo do papa Francisco da capela da residência Santa Marta chegou a Basílica de São

Publicidade
Publicidade

Vídeos rápidos

Publicidade
Publicidade
Banner parceiro YMA

Mais no AgoraAcre.com

Cerca de 80 empreendedores estarão presentes na festa em celebração ao Dia do Trabalhador, que será realizada nesta quarta-feira, 30,

Não será permitido ao público que prestigiará o show em celebração ao Dia do Trabalhor, realizado nesta quarta-feira, 30, na

A organização da festa em celebração ao Dia do Trabalhador, em Cruzeiro do Sul, finalizou a montagem do palco de

Flamengo e Corinthians se enfrentam neste domingo, às 16h (de Brasília), pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo faz

Neste domingo, 27, o tempo quente, com presença de sol, nuvens e chuvas pontuais, que podem ser fortes em alguns

O prefeito de Porto Walter, César Andrade, participou de uma reunião com o governo do Acre, neste sábado, 26, em