Fruto do enlace entre Cleber da Costa Pedrosa e Geane de Sousa Coelho, Gláucio Coelho Pedrosa é natural de Cruzeiro do Sul, município do interior do Acre.
Com 38 anos e pai de cinco filhos, Gláucio herdou de seu pai um espírito empreendedor, que desbrava chãos do Juruá, promovendo riquezas e oportunidades nas terras onde põe seus pés e suas mãos esculpem.
Aos 14 anos, o adolescente Gláucio deixou Cruzeiro do Sul para viver em Porto Walter, uma localidade de difícil acesso do estado. De lá, mudou-se, em definitivo, para Marechal Thaumaturgo, outro município de difícil acesso da região, e de onde viu sua saga como empresário e, posteriormente, político ganhar formas, enfrentar desafios e galgar conquistas.
Nascia ali, naquele jovem, o sonho de transformação e desenvolvimento social dos bravos irmãos thaumaturguenses, regado pelo desejo de dias melhores para a sua gente.
Essa gente de traços culturais miscigenados, uma mistura de indígena, com caboclo, negro e branco, que forma a identidade do povo que habita no coração da Amazônia.
Essa mesma gente que enxergava no Gláucio empresário um parceiro, que estava ali, ao lado dos irmãos e/ou conterrâneos no momento de maior aperto e precisão. A mão estendida vinha de várias formas, mas todas elas refletiam o coração cheio de empatia do jovem empresário.
Essa mesma gente, fiel aos seus princípios, segurou nas mãos de Gláucio e nele depositou mais um voto de confiança, conferindo ao menino do Juruá um cargo de representante do povo, e de forma apoteótica: com 889 votos, Gláucio foi o vereador eleito mais votado do Acre, em 2024, quando se leva em consideração a proporcionalidade da população. Ufa! Mais um baita desafio superado pelo homem de várias naturalidades, que ora foi cruzeirense, ora portowaltense, mas que fincou suas raízes e seu coração nas terras cheias de morros, ladeiras e de pessoas batalhadoras e de sorriso largo – a acolhedora Marechal Thaumaturgo.
Seus projetos, seja de apoio à população que busca atendimento em saúde de fora de Marechal Thaumaturgo, ou o sonho de ligação do município a Cruzeiro do Sul, por meio de rodovia, são todos movidos pelo o anseio de dias melhores para o seu povo. Com olhar diferenciado para a realidade do acreano, Gláucio toca a vida e inicia sua jornada política com futuro promissor, e que promete deixar na sua gente o reconhecimento ao político que lutará “por dias melhores” para sua terra.
Artigo escrito por Eliel Mesquita