Agora Acre.com

Exército Brasileiro e parceiros realizam operação de combate a ilícitos transnacionais e ambientais no Acre e Rondônia

Demonstrando a singularidade da profissão militar e a disponibilidade permanente do Exército Brasileiro, a 17ª Brigada de Infantaria de Selva, sediada em Porto Velho (RO), em apoio aos órgãos de segurança pública e de fiscalização, realiza ações preventivas e repressivas de combate aos ilícitos transnacionais e delitos ambientais nos estados de Rondônia e do Acre, por meio da Operação Curaretinga II.

Participam da operação, além do Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Polícia Federal, BPA, IBAMA, FUNAI, ICMBio, BPFRON, SEFAZ, Grupo Especial de Fronteira Acre (GEFRON), Polícia Civil do Acre, Polícia Militar do Estado de Rondônia, Polícia Militar do Estado do Acre e Polícia Militar do Estado do Amazonas.

Foto: cedida

Até o momento, foram apreendidos 04 veículos, 01 escavadeira, 7.000 litros de combustível, mais de 70 Kg entorpecentes, 15 toneladas de minério, 205 m³ de madeira de origem ilegal, entre outros materiais, totalizando em apreensões e lucros cessantes no valor aproximado de R$ 9.860.265,00 milhões.

Desde o início da operação, a 17ª Brigada de Infantaria de Selva realizou 04 ações cívico-sociais em comunidades indígenas dos estados do Acre e de Rondônia. Foram realizados 318 atendimentos, entre odontológicos e jurídicos, além da distribuição de 8.400 litros de água, contribuindo para o desenvolvimento social da região.

Entre os serviços, foram ofertados atendimentos em saúde à população ribeirinha. Foto: cedida

Especificamente, na área de responsabilidade do Comando de Fronteira Juruá/61º Batalhão de Infantaria de Selva, foram realizados patrulhamentos nos rios Môa, Juruá, Azul e Breu, juntamente com o GFRON, com o Grupamento de Operações Especiais da Companhia de Policiamento Especializado do 6º BPM e com a Polícia Federal.

Além das ações de patrulhamento, o Batalhão realizou, aproximadamente, 123 atendimentos médicos e 55 atendimentos odontológicos, em apoio à Câmara Municipal e à Prefeitura de Mâncio Lima, na comunidade de São Salvador, situada às margens do rio Môa, reforçando o comprometimento do Batalhão com o bem-estar das populações ribeirinhas.

Foto: cedida

As ações iniciadas em 24 de março reafirmam o compromisso permanente da 17ª Brigada de Infantaria de Selva com a preservação do meio ambiente, o apoio aos povos originários e a segurança na faixa de fronteira. A operação continua em andamento.

Fonte: assessoria do Exército Brasileiro

Sair da versão mobile