Publicidade

Fux não pedirá vista, mas divergirá de Moraes sobre Bolsonaro, dizem fontes

Havia expectativa no entorno bolsonarista de que Fux pediria vista dos autos por 90 dias

O ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux disse a interlocutores que não pedirá vista no julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, mas que deverá divergir do relator Alexandre de Moraes.

Havia expectativa no entorno bolsonarista de que Fux pediria vista dos autos por 90 dias, o que na prática levaria a conclusão do julgamento para 2026. O julgamento do ex-presidente começa no dia 2 de setembro.

Ele, porém, sinalizou a duas fontes com que a CNN conversou que não postergará seu voto, mas que deverá divergir de pontos da denúncia da Procuradoria-Geral da República e do provável voto de Moraes dando pena máxima ao ex-presidente.
Fux não estaria convicto, por exemplo, da correlação entre episódios como a reunião de Bolsonaro com embaixadores atacando a urna eletrônica com os atos de 8 de janeiro de 2023. Haveria, ainda, outros pontos de divergência.
Na sexta-feira, o ministro Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal), marcou para dia 2 de setembro o início do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus do núcleo 1 no processo que apura suposta tentativa de golpe de Estado em 2022.

A Primeira Turma terá sessões extraordinárias nos 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro para análise do caso.

No julgamento, os ministros da Primeira Turma votarão pela condenação ou absolvição dos réus e definirão uma pena.

Moraes começará a sessão com a leitura de seu relatório, no qual deve retomar todas as provas colhidas e produzidas durante o processo. O momento para pedir vistas seria após o voto do relator.
Procurado, Fux não se manifestou.

Compartilhe:
Publicidade

Relacionados

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (20) aponta que 57% dos entrevistados acreditam que o Brasil está indo na direção errada.

Em um ato considerado histórico para a política nacional, o União Brasil e o Progressistas (PP) formalizaram nesta terça-feira, 19,

Proposta cria regras para garantir direitos e a proteção de crianças e adolescentes no meio digital; mérito deve ser votado

Publicidade
Publicidade

Vídeos rápidos

Publicidade
Publicidade
Banner parceiro YMA

Mais no AgoraAcre.com

O promotor de eventos e servidor público Venilson Martins, de 38 anos, faleceu na tarde desta sexta-feira (22) após sofrer

Januário das Chagas Moraes, de 88 anos, faleceu na madrugada desta sexta-feira, no Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul.

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (20) aponta que 57% dos entrevistados acreditam que o Brasil está indo na direção errada.

O Acre recebeu R$ 48 milhões em pagamentos do seguro-defeso em 2024, segundo dados do Ministério da Pesca e Aquicultura.

Homem foi encontrado debilitado dentro do imóvel, recebeu atendimento médico e depois foi levado à delegacia para prestar esclarecimentos Uma

A Polícia Civil do Acre, por meio da Delegacia Geral de Rodrigues Alves, cumpriu nesta semana um mandado de prisão