Localizada às margens do rios Juruá e Amônia, Marechal Thaumaturgo, no interior do Acre, celebra em grande estilo os seus 33 anos de emancipação política e administrativa, além dos 121 anos de conquista do seu território. Com grande presença do público, a praça de esportes Francisco Eugênio Moreira se tornou o palco da realização de atividades esportivas e culturais, nesta segunda-feira, 3, que mexem com a emoção dos thaumaturguenses e reforçam a importância da cultura local para a formação da identidade e desenvolvimento do Juruá.
Com raquete e bola de tênis nas mãos e muito entusiasmado, o prefeito Valdélio Furtado celebrou o momento, reafirmando que investir no esporte é uma das prioridades de sua gestão.

“Hoje é um dia especial, porque nossa gestão entende que o esporte é sinônimo de qualidade de vida. E promover essas atividades no complexo novinho é motivo de alegria, pois nesse lugar, que é fruto da união de esforços entre a prefeitura e o senador Sérgio Petecão, buscamos ofertar práticas esportivas diversificadas, atendendo aos diferentes gostos e escolhas da nossa população”, ratificou o chefe do Executivo municipal.
Promovida pela prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Turismo e Esportes, a programação conta com torneios de poker, tênis, sinuca, dama, dominó e baralho, além de apresentações musicais e culturais do grupo Hit Box, do povo Apolima-Arara, da Aldeia Novo Destino, e dos Ashaninkas, da Terra Indígena Apiwtxa, no Rio Amônia.






“É uma satisfação e privilégio promover um momento tão rico e cheio de atividades diversificadas à população local. Um momento que tem como foco envolver todos os públicos que formam a identidade da população thaumaturguense. A ideia é promover a inclusão, em que a nossa população participe e prestigie as atividades”, destaca o secretário Cleudon França.
Nesta quarta-feira, 4, a gestão municipal segue promovendo o esporte, com finais de campeonato de futsal, partidas de futebol e a realização da 6ª edição do Thaumaturgo Fight Combat.








Cuidando da saúde emocional, física e mental
Nágila Barbosa Bezerra é uma das idealizadoras e fundadoras do grupo Hit Box, que reúne mais de 384 mulheres thaumaturguenses em torno da prática de exercícios físicos por meio da dança. Ela resume o momento como oportunidade de cuidar da mente, do corpo e da alma. “Não importa a idade, classe social ou condições físicas, o que vale é a união em torno do esporte como estilo de vida”, relata a técnica de enfermagem.

“Sempre fui adepta do esporte, e como representante da sociedade, fiz questão de integrar o grupo Hit Box, pois é uma iniciativa que nos leva a cuidar da mente, do corpo e da alma”, ratifica a primeira-dama, Jardene Furtado.



Escrita por Eliel Mesquita
Fotos: Erisney Mesquita




