Participação popular, muito entretenimento e movimentação da economia local marcaram a realização do rodeio, evento que abriu as atividades da celebração do 48º de Mâncio Lima, nesta quinta-feira, 22. Promovida pela gestão municipal e parceiros, a festa agitou a cidade mais ocidental do país, com muita alegria, diversão e valorização da cultura.
“Abrimos a festividade com o tradicional rodeio e muito felizes porque o povo, para quem preparamos tudo com zelo e carinho, compareceu. Este é um momento de lazer, mas propício para aquecer a nossa economia. Quero aproveitar para agradecer ao nosso parceiro deputado Nicolau Júnior e ao ex-prefeito Isaac Lima, que foi um dos idealizadores e grande incentivador dessa festa durante sua gestão”, ratifica o prefeito Zé Luís.

O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado estadual Nicolau Júnior, destinou parte da verba para a realização da festa. “Pra mim é um prazer estar aqui prestigiando e incentivando a comemoração do aniversário desse município, numa festa que gera, sobretudo, renda. Mâncio Lima, além de querida, cresce e desponta como terra próspera e de oportunidades”, enfatiza.
A festividade, que se encerra na sexta-feira, 30, ainda terá a tradicional cavalgada, corrida de rua, shows nacionais, entre outras atividades.
Público vibra com escolha da rainha e rodeio
Inicialmente, foi realizada a escolha da rainha do rodeio. Ana Cláudia Guimarães se destacou durante sua exibição e alcançou a maior pontuação e aceitação entre as concorrentes.

A manciolimense revela o segredo para a conquista da vitória. “A preparação, que foi longa, mas que contei com pessoas maravilhosas ao meu lado. Agora é fazer jus ao prêmio e honrar minha cidade”, garante a rainha.
O figurino vestiu Cláudia de amor e orgulho da sua terra. “Busquei inspiração em outras rainhas de rodeio e me vesti das cores da bandeira da minha querida Mâncio Lima”, destaca.
Em seguida, o desafio de se manter sob o touro por exatos oito segundos mexeu com a emoção público, que vibrou com a exibição de técnica, habilidade e talento de 21 peões na arena de rodeio. A competição se encerrará no sábado, 24, quando serão promovidas a semifinal e final.

“Quem vier prestigiar o rodeio, vai encontrar um espetáculo de belas montarias e grandes perfomances”, garante o narrador Gamariel Menezes, que é natural de Rondônia.
Oportunidade
As famílias dos cerca de 250 empreendedores, inscritos no evento, celebram a data com trabalho, dedicação e faturamento de uma renda extra.
Nas dependências da arena de rodeio, as barraquinhas apresentam uma variedade de produtos, entre comidas típicas, salgados, doces, além de sorvetes e bebidas. Com sorriso de satisfação, Riquelme Gomes exibe um prato de churrasco, alimento feito à base de carne branca ou vermelha e um dos mais consumidos pelo público, quando surge a necessidade renovar as energias. “Estamos com grandes expectativas, pois se trata de um grande evento”, lembra o empreendedor.

A meta de Riquelme é usar o lucro para expandir o negócio. “As vendas estão excelentes já na primeira noite”, celebra. “Como se pode notar, toda família está envolvida na atividade, com o objetivo de faturar e usar a grana para empreender em outras atividades”, informa.
Oriundo do Rio Grande do Sul, o arroz carreteiro, prato típico feito da mistura de arroz com carnes e outros ingredientes, atrai o paladar do público à barraca Morada du Capiau. “Trouxemos uma novidade e, graças a Deus, tornou-se um sucesso”, comemora Wesley Inácio, que é natural de Rondônia, mas que habita em Cruzeiro do Sul.

”Até o encerramento da festa, nossa barraca vai apresentar outros pratos e prometemos conquistar o gosto dos moradores de Mâncio Lima”, disse o empreendedor.
Matéria escrita por Eliel Mesquita, da redação do AgoraAcre.com / Foto de capa: Erisney Mesquita




