O Ministério da Saúde informou que o repasse leva em consideração o envio de informações sobre o uso e a estrutura da assistência farmacêutica nos sistemas oficiais
Dezessete municípios do Acre foram contemplados com recursos do Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica (Qualifar-SUS). O estado receberá um total de R$102 mil, conforme portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) da última quinta-feira (30).
Segundo o Ministério da Saúde, os recursos destinam-se à manutenção das ações de assistência farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS) e integram o terceiro ciclo de monitoramento de 2025 do programa. Cada município habilitado no Acre receberá R$6 mil.
O repasse é realizado de forma trimestral e automática pelo Fundo Nacional de Saúde aos fundos municipais de saúde. Os municípios contemplados são: Acrelândia, Assis Brasil, Brasiléia, Bujari, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre, Porto Walter, Rodrigues Alves, Sena Madureira, Senador Guiomard e Xapuri.
O Ministério da Saúde informou que o repasse leva em consideração o envio de informações sobre o uso e a estrutura da assistência farmacêutica nos sistemas oficiais do SUS, como o Hórus e o e-SUSAF. As prefeituras beneficiadas deverão prestar contas dos valores recebidos por meio do Relatório Anual de Gestão (RAG).
