A Associação de Pais e Amigos de Pessoas com Autismo (APAA) realizou em Cruzeiro do Sul, nesta sexta-feira, 4, em parceria com órgãos públicos estaduais e municipais, além de instituições sem fins lucrativos, a caminhada que encerrou a Semana de Conscientização do Autismo.
O evento, alusivo ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, que é celebrado em 2 de abril, reuniu as famílias da instituição, profissionais da área da saúde e educação, além de membros da diretoria e equipe de trabalho da APAA, que participaram ativamente das atividades organizadas ao longo da semana.

Além da caminhada, outras atividades foram promovidas durante a semana, com o objetivo levar informação à população sobre o transtorno
do espectro autista (TEA), promovendo inclusão e debates sobre políticas públicas voltadas para as pessoas com autismo.
O presidente da APAA, Peter Rogers, destacou a importância da iniciativa para dar visibilidade à causa. “A caminhada e todas as ações realizadas nesta semana foram fundamentais para sensibilizar a sociedade e o poder público, reforçando a necessidade de políticas públicas eficazes. O autismo não é uma doença,” afirmou.
A professora Cibele Clemente, mãe de uma criança com autismo, compartilhou sua experiência e enfatizou os desafios enfrentados pelas famílias. “O diagnóstico precoce e o acesso a terapias especializadas são fundamentais para o desenvolvimento das crianças autistas. Muitas mães ainda encontram dificuldades em obter apoio e atendimento adequado. Por isso, ações como essa são tão importantes, pois trazem informação e ajudam a construir uma sociedade mais inclusiva”, ressaltou.
A atividades realizadas durante a semana contaram com o apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), da SEMAS, do CRAS, além da SEMEDEL, RSEE/CZS, NAPI, IFAC, IFAC, AFYA, SEMSA, MPAC, DPE, 61 BIS, AMA, DIOCESE DE CRUZEIRO DO SUL, CÂMARA DE VEREADORES, Rádio Verdes Florestas, Anjos do Asfalto e APAE.
Fonte: Agência de Notícias do Acre