Agora Acre.com

Marechal Thaumaturgo investe no esporte como ferramenta de desenvolvimento social, prevenção à saúde e à violência

O esporte tem se mostrado uma das mais eficazes ferramentas de inclusão e desenvolvimento social entre jovens e adultos no município de Marechal Thaumaturgo (AC) , uma das cidades mais isoladas do Brasil, localizada no interior do estado do Acre.

A seleção de Marechal Thaumaturgo enfrentou a equipe da Vila Restauração, neste sábado: Foto: Erisney Mesquita

Com mais de 17 mil habitantes, segundo dados do IBGE, o município tem na produção rural e no extrativismo as principais bases de sua economia. A região também abriga diversas comunidades indígenas e populações ribeirinhas, que vivem em áreas de difícil acesso, em meio à imensidão da floresta amazônica.

Em um contexto marcado pelo isolamento , já que o acesso ao município é possível apenas por via aérea ou fluvial, com viagens de barco que podem levar até 15 horas até a sede, as oportunidades para os jovens são limitadas. O difícil acesso e a falta de mercado de trabalho formal tornam o caminho da profissionalização um desafio. Muitos jovens acabam abandonando os estudos precocemente, enquanto outros, tornam-se alvos fáceis para o aliciamento pelo crime.

Ciente dessa realidade, a Prefeitura de Marechal Thaumaturgo tem investido fortemente no esporte como alternativa de transformação social, prevenção à violência e promoção da saúde. Somente em 2025, o município já destinou mais de R$ 350 mil em atividades esportivas, abrangendo projetos de base, campeonatos e torneios em diferentes modalidades.

Entre as principais iniciativas está o Campeonato Thaumaturguense de Futebol, que distribuiu mais de R$ 80 mil em premiações neste ano, contemplando tanto o público masculino quanto o feminino. Além disso, as competições têm alcançado as comunidades rurais, ribeirinhas e indígenas, levando lazer, integração e oportunidades de socialização a diferentes regiões do município.

De acordo com o secretário municipal de Esportes, Cleudo França, a gestão do prefeito Valdélio Furtado, é considerada como a  que mais investiu na história do município em atividades esportivas. O trabalho, segundo ele, vai muito além das competições: envolve o incentivo ao esporte de base, o apoio às escolinhas de futebolfomento a projetos sociais voltados à formação de novos talentos e na construção e recuperação de espaços públicos.

Foto: Erisney Mesquita

“Hoje estamos reativando o futsal no município, que ficou paralisado por quase quatro anos devido aos impactos da pandemia e às reformas dos espaços públicos. O voleibol também volta a ganhar o destaque que tinha no passado, graças aos investimentos e incentivos da prefeitura, que organiza regularmente competições e desafios intermunicipais — a última, inclusive, reuniu seis equipes. Já o futebol, nossa modalidade com mais adeptos, segue alcançando diversos públicos, com premiações expressivas e participação de atletas masculinos e femininos, além de integrar as populações ribeirinhas e indígenas”, destacou o secretário, durante entrevista na abertura das atividades alusivas aos 33 anos de emancipação política e administrativa de Marechal Thaumaturgo. 

Por: Erisney Mesquita, do AgoraAcre.com 

Sair da versão mobile