Ícone do site Agora Acre.com

Marechal Thaumaturgo realiza 1° Fórum Comunitário do Programa Selo Unicef no dia 21 de outubro

Marechal Thaumaturgo, no interior do Acre, iniciou sua jornada rumo a mais uma certificação internacional do Programa Selo Unicef. Após a conclusão do processo de adesão a edição 2025-2028, e participação no Primeiro Ciclo de Capacitação Estadual, o município se prepara para um dos momentos mais importantes e simbólicos da nova jornada: a realização do Primeiro Fórum Comunitário.

Na quinta-feira, 17, em reunião com o prefeito em exercício Edésio Matos, secretários municipais e membros da Comissão Intersetorial, foi a definida a data do importante evento, que será realizado na manhã de 21 de outubro, no Ginásio Estadual Poliesportivo Raimundo Bezerra Frota.

“O momento agora é de muito trabalho, com a elaboração da previa do Plano de Ação Municipal Pelos Direitos da Criança e do Adolescente, que é conduzido pela Comissão Intersetorial juntos das Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA)”, explica o titular da secretaria de Meio Ambiente, Turismo e Esporte de Marechal Thaumaturgo, Cleudon França.

Outra frente de ação para o referido evento é a ativação e atualização do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca Thaumaturgo), em que a mobilizadora de adolescentes, Marciane Gomes, tem mobilizado escolas do ensino médio e fundamental para cadastro de jovens para a realização de encontro cujo foco é a elaboração do Plano de Participação de Adolescentes (PPA), que será apresentado e aprovado durante o fórum.

Marechal Thaumaturgo aderiu às três últimas edições do fórum, conquistando certificação. “Uma jornada de inclusão e transformação por um futuro mais justo, com proteção a direitos já garantidos, a oportunidades que geram esperança à infância, à adolescência e à juventude”, ratifica Edésio Matos.

Fórum comunitário

O 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF é um evento crucial para a adesão de municípios ao programa, em que a comunidade se une ao poder público para planejar ações que visam a melhoria da vida de crianças e adolescentes, identificando problemas e definindo um Plano de Ação Municipal pelos Direitos das Crianças e Adolescentes. O projeto marca o início de uma nova edição do programa e serve como um espaço de diálogo e compromisso para a construção de políticas públicas mais eficazes, com o objetivo de alcançar a certificação do Selo UNICEF.

O evento visa as metas de elaborar e construir um Plano de Ação Municipal que contemple os sete resultados sistêmicos propostos pelo UNICEF e outras questões relevantes para o município; e a participação da comunidade na construção de um futuro melhor para crianças e adolescentes, fortalecendo a democracia e a responsabilidade coletiva.

Com informações de assessoria
Fotos: assessoria

Sair da versão mobile