Agora Acre.com

Projeto Cidadão promove exercício à cidadania e acesso a serviços e direitos em Marechal Thaumaturgo

Apesar de se declarar do sexo feminino, a thaumaturguense Cristiana dos Santos Silva atendia pelo nome de Cristiano dos Santos Silva, uma peculiaridade que por 21 anos lhe negou acesso a direitos, como aquisição da documentação que comprovasse sua existência.

Mas o ciclo de angústia e desesperança da jovem foi encerrado nesta quinta-feira, 6, por meio do Projeto Cidadão, realizado em Marechal Thaumaturgo, no interior do Acre. A iniciativa é fruto da união de esforços do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), prefeitura de Marechal Thaumaturgo, governo do Acre, Defensoria Pública do Acre, Justiça Federal, entre outros parceiros.

Cristiana exibe com orgulho a sua certidão de nascimento, que lhe devolve dignidade e a certeza de dias melhores. “Eu me sinto emocionada, porque estou realizando um sonho”, relata. “Eu só queria ‘tirar meus documentos uma vez na vida’, mas não conseguia, o que me trazia vários problemas”, expõe.

Com um sorriso largo no rosto e olhar de satisfação, ela declara ao mundo a sua identificação correta:
“Eu me chamo Cristiana dos Santos Silva”.

Seu Valderli dos Santos Furtado, 70 anos, e dona Maria Zenaide do Nascimento, de 63, que são os pais do prefeito Valdélio Furtado, formalizaram a união civil após 40 anos, durante o Casamento Coletivo, que é uma das atividades do Projeto Cidadão. Além do “sim”, o casal compartilhou a satisfação de vivenciar uma história marcada por companheirismo, superação e conquistas.

Pais do prefeito Valdélio Furtado oficializaram a união. Foto: Erisney Mesquita

“Deu vontade de casar agora, né, a gente resolveu isso. Já éramos casados na Igreja Católica, mas quando a gente ia tirar algum documento, as pessoas [profissionais encarregados] perguntavam se éramos casados e tínhamos que dizer que não. Agora o problema foi resolvido”, celebra seu Valderli ao lado da esposa.

O prefeito exerceu o papel de padrinho dos pais durante a cerimônia de casamento. “É uma grande alegria e honra ser o padrinho de casamento dos meus pais, pois sou testemunha do amor que une esse casal”, proferiu Valdélio Furtado.

Balanço de uma ação histórica

A ação, que marca as festividades em celebração aos 33 anos de Marechal Thaumaturgo, fez história, beneficiando milhares de cidadãos, cujos números expressam a importância de se voltar o olhar das políticas públicas às populações que habitam os lugares mais longínquos do Acre.

Ao todo, foram realizados cerca de 4.300 atendimentos, beneficiando a população com a emissão de documentação, casamentos coletivos, atendimentos jurídicos, além de serviços de saúde e assistência social.

Entre eles, cerca 1.400 pessoas foram assistidas pelo programa Vestuário Social, que é uma iniciativa do governo do Estado, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH).

Ao lado da secretaria municipal de Assistência Social, Jardene Furtado, a vice-governadora e titular da SEASDH, Mailza Assis, celebra o sucesso da ação. “É uma alegria atender essa população. O guarda-roupa social é uma iniciativa que promove dignidade às pessoas, sobretudo as que mais precisam. Quero externar minha gratidão aos parceiros, e reafirmar o compromisso do governo em andar de mãos dadas com as prefeituras e demais instituições em prol do desenvolvimento do nosso Acre”, ratifica a chefe do Executivo estadual.

Mailza: “O governo reafirma sua parceria em prol do desenvolvimento da vida dessa população”. Foto: Erisney Mesquita

Valdélio Furtado destacou a importância do projeto para Marechal Thaumaturgo. “A gente fica muito feliz e gratos com a realização do Projeto Cidadão na nossa cidade. É uma iniciativa de viável valor econômico, que une as pessoas e desfaz burocracias, facilitando o acesso a serviços. Os envolvidos estão de parabéns”, declara.

Valdélio: “O projeto cidadão une as pessoas, desfaz burocracias, facilita o acesso a serviços e devolve dignidade aos que precisam”. Foto: Erisney Mesquita

Diante da população atendida, o presidente do TJAC, desembargador Laudivan Nogueira, enfatiza a relevância da ação e a importância da união de esforços em prol dos acreanos. “Esse é um momento de pleno exercício da cidadania. Estamos felizes e honrados, e desejo a todos presentes que Deus abençoe a caminhada de vocês”, disse.

”O Projeto Cidadão mobiliza inúmeras instituições em momentos que procuramos solucionar demandas com brevidade, como é o caso desta edição em Marechal Thaumaturgo. É preciso ir até onde as pessoas vivem, levar os serviços aos lugares mais distantes e de difícil acesso, garantindo uma vida mais digna às pessoas”, pontua Éric Farhart, juíz da Comarca de Cruzeiro do Sul.

Escrita por Eliel Mesquita

Fotos: Erisney Mesquita

Sair da versão mobile