Publicidade

Tarauacá, a terra do abacaxi gigante que chama atenção pelo fluxo de bicicletas no município

Bicicleta se credencia como um dos meios de transporte mais utilizados em Tarauacá.

Também conhecida como a terra do abacaxi gigante, Tarauacá, a terceira cidade mais populosa do Acre, chama atenção pelo grande volume de bicicletas que circulam pelas ruas, vielas e estradas do município.

Nesta matéria do AgoraAcre.com, mostraremos a curiosidade, buscando levantar razões que expliquem o gosto da população pelo meio de transporte, que atualmente se apresenta como um dos traços da identidade cultural dos tarauacaenses.

Ana Rita: “É um produto de valor acessível”. Foto: Erisney Mesquita

Ao lado de sua bicicleta de cor rosa, a adolescente Ana Rita, de 13 anos, afirma que o veículo, que ajuda na locomoção dos seus conterrâneos, é acessível quando comparado à motocicleta, ao carro, e outros. “Aqui, em Tarauacá, todo mundo praticamente tem uma [bicicleta]. Na minha casa, além de mim, meus outros dois irmãos têm, cada um, a deles”, informa, com um largo sorriso no rosto.

Com a sua bicicleta adaptada para o transporte de produtos que comercializa para a subsistência da família, seu Francisco Alves, 51 anos, reforça que o veículo tem sido essencial para a manutenção do seu negócio. “Eu tenho uma ‘banquinha’, no mercado, e uso a bicicleta para transportar meus produtos. Agora mesmo levo nessa carrocinha refresco [sucos congelados em recipientes feitos de saco], e todos os dias eu faço essa viagem da minha casa para o meu espaço”, relata, classificando Tarauacá como a cidade das bicicletas.

Bicicleta se credencia como um dos meios de transporte mais utilizados pelos tarauacaenses. Foto: Erisney Mesquita

“Boa parte da cidade é plana, e isso facilita a gente se locomover. Em Tarauacá, quase todo mundo tem uma bicicleta, e as lojas daqui facilitam a compra delas, com boas parcelas e preço bom”, reforça o agricultor André da Silva.

Paulo Pinto: “Vi, aqui, uma quantidade de bicicletas jamais vista por onde andei”. Foto: Erisney Mesquita

No comércio local, as Lojas Gazin, um dos empreendimentos que mais comercializam bicicletas na região, vende cerca de 70 unidades do produto mensalmente, ultrapassando a média do grupo empresarial no país. “Eu, que estou no município há poucos dias, fiquei surpreso com a particularidade. Muita bicicleta circulando pelas ruas. O que nos leva a crer que se trata de um comportamento da localidade, ou seja, é um dos traços da cultura dos tarauacaenses. É algo que só observei aqui, e olha que já andei por muitos lugares do Brasil”, enfatiza Paulo Pinto, que é natural de Mato Grosso do Sul.

Observar o fluxo de tarauacaenses sob suas bicicletas é uma grata surpresa ao visitante e uma maneira de admirar a plural cultura acreana. O comportamento é indício de crescimento econômico e de avanço do município rumo ao progresso, apesar das dificuldades enfrentadas pela sua gente, que segue irrigando o sonho de prosperidade deste rincão do Brasil.

Escrita por Eliel Mesquita

Compartilhe:
Publicidade

Relacionados

Um homem foi preso na noite desta terça-feira (19) acusado de provocar um incêndio em uma área de vegetação na

A Prefeitura de Rodrigues Alves iniciou, nesta semana, a obra de pavimentação asfáltica nas pontas das ruas Xapuri e Tancredo

Na noite de terça-feira (19), um incêndio de grandes proporções destruiu quatro residências no Beco Maria Anália, em Tarauacá. O

Publicidade
Publicidade

Vídeos rápidos

Publicidade
Publicidade
Banner parceiro YMA

Mais no AgoraAcre.com

O promotor de eventos e servidor público Venilson Martins, de 38 anos, faleceu na tarde desta sexta-feira (22) após sofrer

Januário das Chagas Moraes, de 88 anos, faleceu na madrugada desta sexta-feira, no Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul.

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (20) aponta que 57% dos entrevistados acreditam que o Brasil está indo na direção errada.

O Acre recebeu R$ 48 milhões em pagamentos do seguro-defeso em 2024, segundo dados do Ministério da Pesca e Aquicultura.

Homem foi encontrado debilitado dentro do imóvel, recebeu atendimento médico e depois foi levado à delegacia para prestar esclarecimentos Uma

A Polícia Civil do Acre, por meio da Delegacia Geral de Rodrigues Alves, cumpriu nesta semana um mandado de prisão