Cada estado indicou oito alvos prioritários, o que inclui também o Acre, cujos oito foragidos agora aparecem entre os nomes monitorados nacionalmente
O Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou nesta segunda-feira (8) o site gov.br/captura, que reúne a lista dos 216 criminosos mais procurados do país. Cada estado indicou oito alvos prioritários, o que inclui também o Acre, cujos oito foragidos agora aparecem entre os nomes monitorados nacionalmente
Segundo a pasta, os estados selecionaram seus indicados com base em uma matriz de risco que considera a gravidade e a natureza dos crimes, vínculos com organizações criminosas, existência de vários mandados de prisão e atuação em mais de uma região.
Em nota, o ministério afirmou que a criação da lista é resultado de uma ação conjunta entre governos estaduais e federal para melhorar a segurança pública e ampliar a capacidade de combate a grupos criminosos. A proposta também favorece a troca de informações entre as forças de segurança e incentiva a participação direta da população.
Denúncias anônimas podem ser feitas pelos números 190 e 197.
O site integra o Programa Captura, que tem como foco identificar, localizar e prender criminosos considerados de alta periculosidade. Como parte da iniciativa, o ministério anunciou a instalação de uma célula operacional do programa no estado do Rio de Janeiro.
De acordo com a pasta, a decisão leva em conta que foragidos de várias regiões costumam se esconder em áreas do estado fluminense. A nova estrutura deve dar suporte às polícias estaduais e agilizar o fluxo de informações para localizar e prender procurados.
Veja todos os procurados do Acre:






Screenshot





