Publicidade

Mailza recebe empresários chineses na Expoacre e reforça potencial da ZPE do Acre

Na terceira noite da Expoacre, a vice-governadora Mailza Assis recebeu um grupo de empresários interessados em conhecer o potencial logístico e industrial do Acre. Entre os presentes estavam dois empresários chineses, incluindo Nelson Lin, conselheiro especial da BYD Energy Brasil, que visita o estado pela primeira vez.

Vice-governadora Mailza recebeu grupo de empresários na terceira noite de Expoacre. Foto: Neto Lucena/Secom
Durante o encontro, Mailza destacou o papel estratégico do Acre como elo entre o Brasil e países vizinhos, como Peru e Bolívia, e defendeu investimentos na Zona de Processamento de Exportação (ZPE), localizada em Senador Guiomard.

“É o nosso sonho trazer indústrias para a ZPE e incentivar a geração de emprego. Não queremos mais ser a porta dos fundos do Brasil, mas sim a porta de entrada para o desenvolvimento. O Acre precisa estar preparado para essa oportunidade”, afirmou a vice-governadora.

O empresário Márcio Rebouças, que articulou a visita dos empresários, explicou que ambos podem ajudar a atrair empresas para o estado, a partir da estrutura já existente na ZPE. Nelson Lin é consultor da BYD na implantação da unidade industrial em Camaçari (BA) e responsável por projetos industriais desde a década de 1990.

“A gente tem essa possibilidade de captar indústrias boas aqui para o Acre, e essa é a nossa intenção de estar aqui nessa visita. Ele [Nelson Lin] é uma pessoa que, aqui no Brasil, já participou da montagem e implantação de algumas indústrias conhecidas como a indústria de televisões, que hoje é a Philips e, fora isso, a BYD, desde a implantação inicial, e hoje está na frente”, disse Rebouças.

Durante o encontro, Rebouças também revelou tratativas com o governo de Ucayali, no Peru, para viabilizar voos interfronteiriços entre Cruzeiro do Sul e Pucallpa até o início de 2026.

“Há duas semanas a gente teve uma reunião tratando das questões dos voos interfronteiriços, isso ali de Cruzeiro do Sul com Pucallpa. E está bem adiantado para que no final deste ano, começo do próximo ano, já tenham os primeiros voos, e aconteçam em todas as semanas”, disse.

Nelson Lin elogiou a localização do Acre e a infraestrutura da ZPE acreana. Segundo ele, o espaço tem potencial para se tornar um novo polo industrial da Amazônia, desde que haja planejamento estratégico, incentivos fiscais e qualificação de mão de obra.

“A área aqui é excelente. Manaus tem hoje mais de mil empresas e, na minha opinião, aqui tem uma situação ainda melhor que a de Manaus, há espaço e estrutura. Com incentivos fiscais e infraestrutura, esse lugar pode atrair indústrias do Brasil, China, Japão, Europa e Estados Unidos”, destacou Lin.

Vice-governadora Mailza reforçou que a posição geográfica privilegiada do Acre é um diferencial competitivo. Foto: Neto Lucena/Secom
O diretor administrativo da ZPE, Lauro Santos, informou que a área está passando por um processo de revitalização, com investimento de cerca de R$ 3 milhões. A previsão é que as obras sejam concluídas até o início de 2026.

“Está em processo de revitalização. A gente está fazendo hoje um novo processo para ter o sistema da Receita Federal. Estamos construindo e licitando um novo galpão que foi levado pelo vento. Estamos reduzindo o cercamento dela, que antes tinha que ser 130 hectares, hoje não. Você só precisa cercar a área alfandegada, então, isso reduziu muito o custo. Mas, em paralelo, a gente já está fazendo o dever de casa, já tem um vídeo institucional da ZPE. A gente está correndo atrás das empresas pra que, quando estiver pronto, as empresas já possam se instalar lá. A gente não perdeu o alfandegamento. Ela continua alfandegada”, explicou Lauro.

A ZPE do Acre conta com 130 hectares e 117 lotes regularizados, com estrutura de água, energia e internet, além de mão de obra em potencial. Segundo Lauro, um estudo técnico apontou três principais áreas para atração de empreendimentos na ZPE, que são: tecnologia e inovação, bioeconomia e agroindústria.

Durante agenda recente no Rio de Janeiro, Mailza já havia apresentado o potencial da ZPE a representantes da Câmara de Comércio Zhejiang Brasil-China. Ela reforçou que a posição geográfica privilegiada do Acre é um diferencial competitivo, especialmente com a proximidade do Porto de Chancay, no Peru.

Além dos empresários Márcio Rebouças e Nelson Lin, participaram da reunião o empresário chinês João Shung, o empresário Marcelo Afonso e o assessor parlamentar Gledson Pereira. Nesta terça-feira, o grupo deve visitar as instalação da ZPE.

Por assessoria / Foto de capa: Secom

Compartilhe:
Publicidade

Relacionados

Bruno Feliciano, natural de Cruzeiro do Sul, tornou-se o primeiro aluno com deficiência visual a concluir o curso de Direito

Desde a manhã da última quarta-feira, 30, moradores do Ramal do Escondido, na zona rural de Cruzeiro do Sul (AC),

Uma situação que já dura anos tem gerado indignação entre os moradores do bairro Cohab, em Cruzeiro do Sul. Desta

Publicidade
Publicidade

Vídeos rápidos

Publicidade
Publicidade
Banner parceiro YMA

Mais no AgoraAcre.com

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), decretou nesta segunda-feira (4) a prisão domiciliar do ex-presidente Jair

O agricultor Erneimdo Silva da Costa reuniu moradores da Comunidade Nova Sintra, na zona rural de Rodrigues Alves (AC), para

Unidade operacional de Cruzeiro do Sul foi implantada no dia 23 de julho. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou nesta

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a chamar atenção da esquerda sobre as eleições para o Senado

Francisco Cordeiro de Paula, tinha 53 :anos e era natural de Porto Walter-AC. Ele morreu na manhã desta segunda-feira, 4,

Pelo menos dois ataques de onça foram registrados em uma fazenda localizada no Ramal da Bahia, no município de Rodrigues