O Núcleo de Altas Habilidades encerrou oficialmente, nesta quinta-feira, 04, as atividades do ano letivo de 2025, reunindo alunos, professores e familiares para apresentar os resultados alcançados ao longo do ano.
De acordo com Francinete Maia – coordenadora do NAPI, em Cruzeiro do Sul, com o NAAH/S (Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação) a iniciativa é voltada para estudantes da rede pública com talentos e habilidades acima da média.

“A proposta busca identificar e incentivar o potencial individual de cada estudante, promovendo desenvolvimento intelectual, artístico e social”, destacou Francinete.
Durante todo o ano, foram desenvolvidos competências específicas e estimulo ao potencial criativo dos participantes por meio de acompanhamento especializado, oficinas temáticas e atividades práticas.
No evento de encerramento, foram apresentados trabalhos produzidos pelos alunos, incluindo pesquisas científicas, criações artísticas e projetos tecnológicos.
Para a professora do NAAH/S , Bárbara Kely , o (Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação) desempenha um papel fundamental ao oferecer oportunidades diferenciadas de aprendizagem aos alunos com capacidades de aprendizagem acima da média.
“ Amplia horizontes e desperta novas perspectivas para o futuro deles”, disse.
Pais e responsáveis também destacaram a importância da iniciativa para garantir inclusão e valorização das múltiplas inteligências presentes na rede pública.
Para o jornalista Erisney Mesquita, do pequeno Arthur Farias Mesquita, dotado com Altas Habilidades em desenho e produção textual, o apoio contínuo permite que os estudantes alcancem níveis mais elevados de desempenho, contribuindo de forma significativa para a comunidade escolar e para a sociedade.