“Tem sido marca da gestão do prefeito Zequinha Lima e da secretária Rosa Lebre o trabalho voltado à oferta do ensino de qualidade às nossas crianças, e o plano de alfabetização, que reúne esforços da secretaria, equipes gestoras e comunidade, coroa um trabalho primoroso, que fará toda diferença na vida dos estudantes”. O trecho proferido pelo assessor pedagógico Alisson Lima, na manhã desta quarta-feira, 22, durante encontro com gestores e coordenadores da rede municipal de ensino, em Cruzeiro do Sul, faz referência à política da gestão municipal, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (SEMEEL), que criou o Plano de Ação Emergencial de Alfabetização de Alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I.
A iniciativa inédita visa elevar a qualidade do ensino, por meio do fortalecimento da aprendizagem desse público, preparando-os para o Sistema Estadual de Avaliação da Aprendizagem, o Avalia Acre, que aferi o desempenho educacional dos alunos e obtém um diagnóstico detalhado que permite aos gestores e professores conhecerem e desenvolverem ações e políticas pedagógicas eficientes, que culmine na melhoria do processo de ensino e aprendizagem. O Avalia Acre será realizado entre os dias 24 e 28 de novembro deste ano, nas escolas de ensino fundamental, anos iniciais, e tem como público-alvo alunos do 2ª e 5º anos, que realizarão provas de língua portuguesa e matemática.

“Todo um trabalho já vem sendo feito pelas escolas, mas a secretaria observou que há crianças que precisam de uma atenção voltada à sua aprendizagem. Foi quando reunimos as equipes gestoras das escolas, a fim de juntos solucionar a problemática, garantindo alfabetização a todas as crianças até a conclusão do 2º ano. A partir do plano fornecido pela secretaria, as escolas criarão seus planos, em colaboração com suas equipes, para que na data da avaliação as crianças tenham consolidadas a aprendizagem”, explica a assessora pedagógica Maria José.
Buscando estratégias
Durante o encontro, foi apresentado às equipes gestoras os indicadores do Avalia Acre e informada a meta do Compromisso Nacional. Além disso, diretores e coordenadores receberam propostas de estratégias que podem ser adotadas para as suas escolas, realizaram estudos da matriz de referência, entre outras atividades.
“Andar de mãos dadas com as escolas, ofertando-lhes capacitações e formações, tem sido marca da gestão da secretária Rosa Lebre. A forma diferenciada de fazer o ensino tem gerado bons frutos, e com frequência os nossos gestores compartilham conosco as conquistas das escolas. Estamos caminhando em parceria, pois quem ganha com isso são os nossos alunos e a sociedade cruzeirense”, destacou Alisson Lima.
“A união de esforços entre a SEMEEL e as escolas gera uma expectativa grande em relação ao resultado da avaliação. Esse plano veio para somar, e acredito que o bom resultado virá, porque não faltou dedicação, esforço e empenho das equipes”, pontua Evilásio Silva, coordenador pedagógico da Escola Antônio Ferreira Gomes.
Avanços na educação de Cruzeiro do Sul
Em 2025 a Educação em Cruzeiro do Sul avançou. No período, mais de R$ 2 milhões foram investidos em reformas e adequações de unidades escolares que ofertam na rede municipal o modelo de Ensino Integral, 11 mil kits escolares completos foram entregues aos estudantes, as creches passaram a atender crianças a partir de um ano e meio e mais de mil capacitações e formações continuadas foram ofertadas às equipes gestoras.
Os investimentos vão além de números, transformando em realidade o sonho de construir uma Cruzeiro do Sul mais digna e que cuida melhor do futuro do seu povo. “Como educadora, creio que ofertar uma educação de qualidade às nossas crianças é a maior herança que podemos deixar neste período de construção de uma Cruzeiro do Sul mais digna para todos. Com esse propósito, estamos entregando à educação do município inúmeros investimentos, porque temos uma visão de melhor desenvolver os nossos alunos”, destacou a secretária Rosa Lebre.
Veja mais fotos do encontro
Escrita por Eliel Mesquita
Fotos: assessoria