publicidade

Estudantes do Ifac participam da Marcha dos Reitores em Brasília

O momento proporcionou uma vivência extraclasse que aproximou os jovens do cenário político nacional.

Representantes de todos os campi do Instituto Federal do Acre (Ifac) acompanharam o reitor Fábio Storch de Oliveira durante a Marcha dos Reitores, realizada em Brasília entre os dias 15 e 17 de setembro.

A vivência prática aproximou os estudantes do cenário político nacional e da atividade do Parlamento na construção de melhorias para a educação pública.

Ao longo da programação, os parlamentares acolheram as demandas do Ifac e receberam os estudantes com atenção. Para os representantes, a viagem foi importante para a compreensão da importância da captação de recursos, da manutenção dos campi e do diálogo com os deputados federais e senadores.

A agenda

O evento contou com a apresentação do portfólio das necessidades e perspectivas de infraestrutura do Ifac, dentre elas o projeto do Campus Fronteira, que visa ampliar o alcance da instituição.

Durante a programação, os estudantes vivenciaram o funcionamento das instâncias federais, participaram de agendas em oito gabinetes parlamentares e conheceram o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), o Senado Federal e a Câmara dos Deputados.

O que disseram

Renan Oliveira (Campus Cruzeiro do Sul – CCS): “A gente pode observar e comentar com os estudantes do nosso campus como é feita a captação de emendas para melhorias do nosso campus”.

Ananda Alessa (Campus Xapuri – CXA): “Foi possível perceber como é feito o trabalho e a manutenção do nosso campus e até entender o trabalho dos nossos deputados”.

Kayki Felismino (Campus Baixada do Sol – CBS): “Foi uma honra acompanhar a política acontecer de perto e isso muda totalmente a perspectiva”.

Ana Júlia (Campus Tarauacá – CTA): “Está fazendo parte da minha formação como pessoa e como aluna. Quero agradecer ao Ifac que me proporcionou essa oportunidade”.

Maria Oyolle (Campus Sena Madureira – CSM): “Aprendemos várias coisas e foi uma oportunidade muito boa de acompanhar nosso reitor”.

Victor Hugo (Campus Rio Branco – CRB): “Foi maravilhosa a experiência, uma oportunidade incrível e pude conhecer melhor a rotina deles”.

Formação extraclasse

Segundo o reitor Fábio Storch, a presença dos estudantes ao lado da gestão durante a Marcha dos Reitores articula ensino, pesquisa, extensão e experiências sociais e políticas.

“É muito gratificante ver esses alunos tão jovens já acompanhando de perto esse ofício de tanta responsabilidade. Eles tiveram a possibilidade de perceber de que maneiras se constroem políticas públicas e como podemos lutar por melhorias para a nossa instituição e para a manutenção do nosso padrão de educação pública, gratuita e de qualidade”, destacou o reitor.

Redação AgoraAcre
Fotos: cedidas

Compartilhe:
publicidade

Relacionados

A vice-governadora e secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Mailza Assis, reuniu nesta segunda-feira, 1º, representantes de empresas, entidades

A exposição aconteceu ainda na manhã desta terça-feira (2), no Instagram A deputada federal Antônia Lúcia se envolveu em mais

Foram entrevistadas 5.510 pessoas entre os dias 22 e 27 de novembro; margem de erro é um ponto percentual, para

publicidade

publicidade

publicidade

Vídeos rápidos

publicidade

publicidade

Mais no AgoraAcre.com

O Brasil já conhece parte do cenário que enfrentará no Grupo C da Copa do Mundo de 2026. Os três

Apesar do ataque, não houve ferimento físico, mas o caso provocou forte comoção entre estudantes, pais e servidores da instituição.

Na manhã desta sexta-feira, 05, uma ação conjunta entre a Polícia Civil e a Polícia Militar resultou na prisão de

Detentos do presídio Manoel Neri, em Cruzeiro do Sul, tiveram nesta sexta-feira, 5, um dia de confraternização com seus familiares

O Núcleo de Altas Habilidades encerrou oficialmente, nesta quinta-feira, 04, as atividades do ano letivo de 2025, reunindo alunos, professores

Informação foi confirmada à CNN pelo presidente do PL, Valdemar Costa Neto; escolha, porém, enfrenta resistências na direita e até