Uma verdadeira homenagem à cultura das comunidades ribeirinhas do Acre será apresentada neste sábado, dia 12 de julho, no Teatro dos Náuas, em Cruzeiro do Sul. O espetáculo “Ribeirinhos”, da Companhia de Dança Nativa Cicloxi, promete emocionar o público ao retratar, por meio da dança, música e poesia, o cotidiano e as tradições das populações que vivem às margens dos rios da região.
O projeto, produzido pela artista Maria José, será apresentado a partir das 19h30 e tem entrada gratuita, sendo aberto a toda a população de Cruzeiro do Sul e municípios vizinhos. Segundo a produtora, o espetáculo é fruto de um grande desafio artístico e traz uma proposta totalmente autoral. “Criamos o espetáculo ‘Ribeirinhos’ para mostrar toda essa vivência e a cultura das pessoas que vivem às margens do Rio Juruá, do Rio Moa e de tantos outros. É um trabalho que mistura dança, música, poesia, interpretação e figurinos pensados especialmente para esse momento”, destacou Maria José.
Além da companhia de dança, o espetáculo conta com a participação de músicos e compositores locais, entre eles Fia Manatacha, o percussionista Carcará, John Seixas e Marla Alves, além de outros artistas da região. Um dos destaques é a musicalidade do espetáculo, que utiliza cerca de 80 a 90% de instrumentos não convencionais, o que representa um desafio e, ao mesmo tempo, valoriza os sons e as expressões típicas da região.
“Ribeirinhos” integra o circuito de projetos culturais financiados pela Lei Aldir Blanc, com apoio do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Acre, por meio da Fundação Elias Mansour, além de parceiros como o Estúdio de Dança Juruá Ritmos e a ASDAQ (Associação de Dança do Águia).
Serviço:
📍 Local: Teatro dos Náuas, Cruzeiro do Sul
📅 Data: 12 de julho (sábado)
⏰ Horário: 19h30
🎟️ Entrada: Gratuita
Por Juruá Online / Foto: reprodução