Agora Acre.com

Definidas datas das finais da 4ª Copa Thaumaturgo de Futebol Júnior

As finais da 4ª Copa Thaumaturgo de Futebol Júnior serão realizadas nos dias 10 e 11 de outubro deste ano, na Arena Thaumaturgo, em Marechal Thaumaturgo, interior do Acre. A escolha foi feita durante encontro entre a prefeitura, por meio do prefeito Valdélio Furtado e da Secretaria de Esportes, e a Comissão Organizadora, que é composta pela Articulação e Mobilização do Programa Selo UNICEF, membros da diretoria da Escolinha CF7, integrantes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) e Conselheiros de Direitos (CMDCA).

Na ocasião serão promovidas vendas de rifas, com sorteios super prêmios, realizada a premiação do The Best, ou seja, os melhores de todas as categorias e naipes da competição, além de inaugurada a ampliação das arquibancadas do estádio, investimento que é fruto de emenda destinada pelo deputado federal Zezinho Barbary. “O futebol thaumaturguense pulsará pelas emoções de duas noites mágicas, especiais e históricas. Trata-se de uma competição que desde de sua primeira edição trabalha o esporte como ferramenta de inclusão social e incentivo à participação e ao protagonismo juvenil”, destaca o prefeito Valdélio Furtado.

Com o tema O Esporte para Educar e Disciplinar, Promovendo Valores e Princípios, o campeonato, que é um legado do programa Selo UNICEF, implementado por meio do Plano de Participação Cidadã de Adolescentes (PPA), aborda neste ano temas como o empoderamento feminino, a promoção da igualdade de gênero, o enfrentamento ao racismo e às violências, além da promoção da conscientização voltada aos cuidados com o meio ambiente, com foco em mitigar os riscos e impactos das mudanças climáticas.

“É um convite à reflexão sobre os nossos valores, a empatia, a liberdade e princípios democráticos”, destaca Cleudon França, titular da secretaria de Meio Ambiente, Turismo e Esporte do município.

Os protagonistas das finais

Considerada pela organização a maior edição já realizada, o evento reúne mais de 30 equipes, distribuídas em seis modalidades, totalizando cerca de 300 participantes, entre crianças, adolescentes e jovens, que residem nas zonas urbana e rural do município, no Resex Alto Juruá, além de projeto de assentamento e em comunidades indígenas.

Na Categoria Sub-17, a reedição da última final entre Sport Boys x Escolinha Fla. O Sport Boys chega a sua quarta final, em quatro edições, detendo a campanha de melhor ataque, segunda melhor defesa, equipe fair play e atual campeão. A Escolinha Fla chega a sua segunda final, em três edições, defendendo o status de melhor defesa da competição.

Na Categoria Sub-20, a reedição da final de 2023 entre Sport Boys x Escolinha Fla. Invicto, o Sport Boys chega a sua quarta final, em quatro edições, com a campanha de melhor ataque e melhor defesa, e briga pelo tricampeonato. A Escolinha Fla chega a sua segunda final, em três edições, brigando pelo bicampeonato.

Na Categoria Olímpica Sub-23, uma final inédita entre Sport Boys x Escolinha CF7. Invicto, o Sport Boys chega a sua terceira Final, em três edições, e em toda história da competição com a campanha de melhor ataque e segunda melhor defesa, e briga pelo Tricampeonato. A Escolinha CF7 chega a sua primeira final, em duas edições disputada, brigando pelo seu primeiro título, com a campanha de melhor defesa da categoria e segunda melhor da competição.

Na Naipe Feminino, cujo nome da taça homenageia Vangela Maria, teremos uma final inédita entre As Guerreiras FC x Espanha. As Guerreiras FC chega a sua segunda Final, em três edições, brigando pelo bicampeonato. Atualmente, a equipe é a campeã do Municipal de Futebol Feminino, na etapa Baixo Juruá, campeã do Copão Thaumaturguense de Futebol 2025 e atual Campeã da Copinha. Já a equipe da Espanha FC chega a sua primeira final tentando voltar ao topo do futebol feminino de Marechal Thaumaturgo, posição que ocupou por muito tempo.

Os finalistas das categorias Sub-12 e Sub-14 ainda serão definidos até as datas das finais.

Redação AgoraAcre

Fotos cedidas por Lara Claudia, Evair Silva e Cleudon França

Sair da versão mobile