Centenas de produtores rurais, em Marechal Thaumaturgo, foram beneficiados na tarde desta segunda-feira, 30, com a Rodada de Negócios, que é uma das principais atividades do Festival de Feijão, em que contratos com a finalidade de financiar crédito são assinados para fomentar a atividade do homem do campo na região.
Mais uma vez, o acesso ao benefício foi possível graças à parceria da gestão municipal, por meio dos esforços do prefeito Valdélio Furtado e suas equipes, com o Banco da Amazônia (Basa) e demais parceiros.
Valdélio Furtado falou do papel intermediador de sua gestão, que aproxima o produtor rural das instituição financeira, por meio da oferta de equipe técnica, que atua para eliminar burocracias e, com isso, para tirar do papel a política de desenvolvimento da região.
“Esse é um momento especial do nosso festival, pois, com a Rodada de Negócios abrimos um diálogo direto com o produtor rural, que é o responsável por ‘colocar’ o alimento em nossas mesas. É um trabalho feito com todo zelo pela prefeitura de Marechal Thaumaturgo, com o objetivo de estender a mão ao nosso povo. Por meio da Rodada de Negócios, nossa gestão colabora para a melhoria do trabalho feito pelo homem do campo em sua propriedade”, ratificou o chefe do Executivo.





De acordo com o projeto, o produtor rural realiza financiamento com direito à redução de juros. O crédito é destinado ao desenvolvimento das atividades rurais, como a pecuária, agronegócio, entre outras.
“Adotamos a estratégia de ampliar as linhas de crédito ao produtor”, informa Moisés Neto, gerente da unidade do Basa em Cruzeiro do Sul.
Presente à solenidade, o deputado federal Zezinho Barbary parabenizou a iniciativa e destacou a importância do apoio à agricultura como alternativa econômica e de desenvolvimento. “O prefeito Valdélio Furtado e os demais envolvidos estão de parabéns. Não há desenvolvimento do Acre sem um olhar especial para o agricultor, que tanto colabora para o funcionamento da vida nas cidades. Aproveito a ocasião para deixar meu mandato à disposição, porque creio que unidos construiremos uma Marechal Thaumaturgo mais forte”, disse.
Cuidando da subsistência
Nas mãos de Isaías Souza, o financiamento concretizado durante a Rodada de Negócios será usado como instrumento para preservar o negócio da família. “Aprendi com os meus pais a viver criando ‘cabeças de gado’. É o que sei fazer, e disso vou seguir vivendo”, afirma.

Com sorriso no rosto, o produtor celebra o acesso à linha de crédito, que para ele será no valor de R$ 75 mil. “Muito feliz, né. Eu sei que será com a pecuária que terei retorno mais rápido”, avalia.
Balanço dos contratos assinados
Ao todo, quase 200 produtores foram assistidos com a assinatura de contratos, que representam mais de R$ 1 milhão em investimentos. O próximo passo é aplicar o recurso que será debitado em conta.
Veja os contratos:
100 contratos entre Crédito Instalação na modalidade fomento mulher, Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) Mais Alimento na modalidade custeio e Pronaf Floresta na modalidade investimento.
87 contratos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) também foram assinados.
Redação AgoraAcre. Foto de capa: AgoraAcre