Agora Acre.com

Show nacional, belezas do Alto Juruá e entretenimento marcam encerramento do Festival do Feijão

Screenshot

A 8ª edição do Festival do Feijão, promovido pela Prefeitura de Marechal Thaumaturgo, foi um sucesso. O evento se encerrou nesta terça-feira, 1° de julho, atraindo milhares de pessoas à praça Odon do Vale, com o show nacional do cantor Silvano Sales, escolha do Rei e Rainha Fast Feijão 2025 e exposições de derivados do feijão, o principal produto da economia local.

“Encerramos com chave de ouro o nosso festival. Agradeço aos parceiros, às minhas equipes, aos turistas e à população de Marechal Thaumaturgo pelo prestígio dado à programação do evento. Agora, vamos trabalhar no planejamento da próxima edição, com a meta de gerar ainda mais riqueza e prosperidade para a nossa gente. De coração, sou grato a todos pelo sucesso da nossa linda festa”, ratificou o prefeito Valdélio Furtado.

Valdélio Furtado: “Gratidão a todos pela linda festa”. Foto: AgoraAcre

A organização estima que sejam movimentados R$ 4 milhões em negócios durante a festividade. O maior festival do Alto Juruá se encerra celebrando a geração de emprego, renda e negócios promissores para expositores da agricultura familiar e dos setores de alimentação e bebidas. A festa foi a oportunidade para artistas locais exibirem seus talentos.

”Eu e minha banda estamos orgulhosos do convite para abrilhantar ainda mais esse lindo festival. Foi um momento que deixaremos guardados na nossa carreira”, declarou o cantor Silvano Sales.

Feijão, a estrela do festival

O feijão, grão que é a base da alimentação em Marechal Thaumaturgo e um dos principais produtos da economia local, brota em abundância nas terras do Alto Juruá, gera renda e agrega valor à culinária da região.

Fonte de proteínas, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais, o feijão ganha sua devida importância no festival que leva o seu nome e merecidamente ocupa o lugar de destaque como a grande estrela da festa.

Feijoada foi o melhor prato feito com base no feijão. Foto: AgoraAcre

Com criatividade e muito talento, a culinária local segue criando pratos que agradam paladares da população local e de visitantes. Cerca de 20 variedades de comidas preparadas a partir do feijão foram expostas no festival.

Belezas do Alto Juruá

A disputa pelo título de Rei e Rainha Fast Feijão 2025 agitou o público. Meninas e meninos desfilaram no palco principal não só beleza, mas também carisma, simpatia e desenvoltura, manifestando na galera as mais variadas reações como meio de apoio e torcida.

Entre os vencedores, há uma unanimidade: a vitória veio por meio de determinação e dedicação ao concurso.

“Sempre quis vencer esse concurso. Tentei outras duas vezes, mas a vitória só veio agora, e pra mim é um orgulho representar a beleza da minha cidade”, disse Sailo Gabriel, de 15 anos, vencedor do Rei Fast Feijão 2025.

Atuais Rei e Rainha do Festival do Feijão. Foto: AgoraAcee

“Tive incentivo e motivação para estar aqui. Também me preparei bastante, porque eu tinha a certeza de que a minha dedicação me traria bons frutos. Gratidão aos que me apoiaram, e agora vou honrar a oportunidade de representar a beleza feminina de Marechal Thaumaturgo”, proferiu Nataly Vitória Lima, a nova Rainha do Festival.

Para a organização, fica a certeza do dever cumprido. “Fizemos uma seleção de meninos e meninas, e, para a banca de jurados, selecionamos pessoas que não são daqui [Marechal Thaumaturgo]. Aliado a isso, tivemos muito trabalho e a vontade de que tudo saísse com muita qualidade, e graças a Deus e ao empenho das nossas equipes, entregamos uma atividade belíssima, que representa muito bem a identidade dos thaumaturguenses”, relata Viny Martins, que foi um dos organizadores da feira.

Festa segura

Segundo informações da Polícia Militar (PM), as atividades do Festival foram realizadas sem maiores intercorrências, propiciando ao público uma festa segura e tranquila.

Do Juruá para o mundo

Para divulgar o grande evento, uma equipe de mídia de Cruzeiro do Sul, capital do Juruá, foi contratada para realizar coberturas jornalísticas e promover o marketing e publicidade da feira.

Em quatro dias, a equipe fez história entregando mais de 40 horas de conteúdo ao vivo, quase 15 matérias escritas, registrou as atividades sem deixar escapar cada detalhe e alcançou marcas impressionantes nas redes sociais, com milhares de acessos e compartilhamentos das produções nas redes sociais.

Parte da equipe que cobriu o evento. Foto: AgoraAcre

Erisney Mesquita, responsável pela produção do jornalismo, mencionou que o sucesso foi possível graças ao empenho dos profissionais envolvidos. A meta, de acordo com o jornalista, era levar a essência dos povos da floresta ao mundo. “Foi uma experiência inesquecível e enriquecedora. A satisfação é saber que a partir de agora o acreano conhece em detalhes o maior evento cultural do Alto Juruá”, frisa.

Valnir Santos, chefe da equipe de mídia, que era composta pelo grupo de comunicação do AgoraAcre e pela 2M Produção, falou da satisfação de exibir ao mundo a festividade pela segunda vez.

“Nossa intenção foi oferecer o melhor conteúdo possível. Por isso, reforçamos a equipe deste ano, que, além das transmissões ao vivo, produz quantidade significativa de matérias jornalísticas escritas, além de vídeos de marketing e publicidade, sempre divulgados em tempo real, transformando para melhor a experiência de quem decidiu acompanhar o festival pelas redes sociais ou portal de notícias”, destacou Valnir Santos.

Escrita por Eliel Mesquita, da redação do AgoraAcre

Fotos: AgoraAcre

Sair da versão mobile