Na noite desta terça-feira, 1º, a diretoria do Movimento Social Pró-Ponte realizou uma reunião estratégica para tratar da travessia sobre o Rio Juruá, no município de Rodrigues Alves.
Além da diretoria, o encontro contou com a presença de representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), do prefeito Salatiel Magalhães e do vice-prefeito Neto do Jamilson, e vereadores da região.

Durante a reunião, foram discutidas questões essenciais que impactam diretamente na vida da população que depende diariamente da travessia para estudar, trabalhar, empreender, comercializar produtos, acessar serviços de urgência e emergência (SAMU) e garantir o abastecimento da cidade.
As principais pautas defendidas pelo Movimento Social Pró-Ponte e pelas autoridades presentes incluem:
Operação contínua da balsa de grande porte – funcionamento 24 horas por dia, de domingo a domingo.
Garantia de substituição imediata – em casos de manutenção da balsa principal, que os serviços sejam substituídos sem interrupção e com a mesma qualidade.
Infraestrutura adequada – construção de banheiros masculinos e femininos em ambas as margens do Rio Juruá.
Acessibilidade e segurança – manutenção dos acessos à balsa e instalação de iluminação nas duas margens do rio.
Conforto para a população – construção de um ponto de apoio para passageiros no lado de Cruzeiro do Sul.
O Movimento Social Pró-Ponte e as autoridades locais reafirmam a certeza de que a construção da ponte sobre o Rio Juruá está se tornando realidade, uma vez que a bancada federal já garantiu os recursos para que o DNIT execute o projeto executivo ainda em 2025. No entanto, até que a ponte seja concluída, defendem que o governo do estado, por meio do Deracre, assegure um tratamento digno e respeitoso à população, atendendo às demandas apresentadas.

A reunião marcou a primeira agenda oficial da Agência Local do DNIT no município para discutir a travessia entre Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves.
