Os projetos de engenharia para a construção do Porto de Cruzeiro do Sul, localizado às margens do Rio Juruá, no bairro do Remanso, estão em fase avançada de conclusão. A informação foi confirmada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) nesta sexta-feira, 9, durante uma reunião com representantes do governo do Acre em Brasília (DF).
Segundo Lindomar Abreu, coordenador de Obras de Infraestrutura Portuária do DNIT, resta somente a realização da sondagem geotécnica para a finalização do projeto. Ele afirmou que essa etapa pode ocorrer ainda neste ano, assim que o nível do rio diminuir.
A estrutura planejada é classificada como Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4) e o custo estimado da obra é de aproximadamente R$ 40 milhões. O diretor de Portos e Aeroportos do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), Sócrates Guimarães, destacou que o governo do Estado está empenhado na construção do porto, que beneficiará não apenas Cruzeiro do Sul, mas toda a região do Juruá, incluindo municípios do Amazonas e comunidades peruanas.
A elaboração do projeto conta com o acompanhamento técnico da Representação do Governo do Acre em Brasília (Repac). Samuel Lisboa, diretor-executivo do órgão, garantiu que o governo trabalha para que a obra seja consolidada, atendendo a uma reivindicação antiga na região, atendendo às orientações do governador Gladson Cameli.
Participaram da reunião representantes de diferentes áreas do governo, incluindo Gina Oliveira, Reziery Lima e Roberto Hemckmeier.
Fonte: Juruá Online / Foto: Juruá Online