publicidade

‘A Polônia está pronta para reagir a ataques e provocações’, diz premiê após abater drones russos

O primeiro-ministro da Polônia, Donald Tusk, afirmou nesta quarta-feira (10) que o país está pronto para “reagir a ataques e provocações” após abater drones russos que invadiram o espaço aéreo polonês. O premiê também invocou os aliados da Otan para consultas emergenciais.

“Estamos lidando com uma provocação em grande escala. Estamos prontos para repelir tais provocações. A situação é séria, e ninguém duvida de que devemos nos preparar para diversos cenários”, disse o premiê polonês.

Tusk afirmou que 19 drones russos invadiram o espaço aéreo polonês e três deles foram derrubados pelos caças. Uma operação para encontrar todos os drones ainda está em curso. O Ministério do Interior polonês afirmou que sete projéteis foram encontrados.

Em coletiva horas após o incidente, Tusk disse ter invocado o Artigo 4 da Otan, que prevê consultas entre todos os membros da aliança militar sempre que qualquer um deles considerar que sua integridade territorial, independência política ou segurança esteja ameaçada.

A Polônia já denunciou incidentes com drones russos em alguns momentos desde o início da guerra na Ucrânia, em fevereiro de 2022, porém esta foi a primeira vez que um país-membro da Otan abriu fogo para intervir um ataque russo no âmbito do conflito.

“Não há razões para dizer que a Polônia está em um estado de guerra, porém nunca estivemos tão perto de um conflito armado desde a 2ª Guerra Mundial”, disse Tusk em coletiva.

Já o presidente da Polônia, Karol Nawrocki, afirmou que o ocorrido é um evento “sem precedentes na história da Otan”. O governo polonês convocou o encarregado de negócios da Rússia no país para explicações, segundo a agência russa RIA Novosti.

Um dos drones russos localizados no território polonês atingiu um prédio residencial, mas ninguém ficou ferido, segundo a imprensa local.

“Às 5h40, na vila de Czosnowka, policiais confirmaram a descoberta de um drone danificado”, escreveu a polícia no X.

Segundo um promotor polonês, componentes dos drones foram encontrados perto de um cemitério na cidade de Cześniki, no condado Zamość.

O governo polonês acionou caças próprios e de países da Otan para neutralizar os objetos, segundo as Forças Armadas polonesas. As aeronaves levantaram voo na madrugada de quarta-feira (10), pelo horário local — noite de terça-feira (9), no Brasil.

“Durante o ataque de hoje da Federação Russa contra alvos na Ucrânia, nosso espaço aéreo foi violado repetidamente por drones”, disse em comunicado. Mais tarde, o exército afirmou que abateu os drones.

Segundo a Polônia, “armas foram utilizadas” pelos militares poloneses para neutralizar os drones. O Exército recomendou que a população permaneça em casa. O governo polonês afirmou que sistemas de defesa antiaérea foram ativados e colocados no “mais alto nível de prontidão”.

Durante os ataques, os aeroportos de chopin, modlin e rzeszow e lublin foram fechados. Os três primeiros já retomaram as suas operações e Lublin funciona em operação de emergencia.

Mais cedo, a Força Aérea da Ucrânia havia afirmado que drones russos haviam entrado no espaço aéreo polonês e representavam uma ameaça para a cidade de Zamosc. No entanto, momentos depois, apagou a mensagem do Telegram.

De acordo com a Força Aérea ucraniana, boa parte da Ucrânia, incluindo regiões próximas à fronteira com a Polônia, ficou sob alerta aéreo durante a madrugada.

Fonte: G1/Globo
Foto: Roman Petushkov/REUTERS

Compartilhe:
publicidade

Relacionados

Pete Hegseth, secretário de Defesa americano, afirma que barco atingido pertencia a gangue Tren de Aragua; ao todo, dez embarcações

Após acusar a Rússia de violar seu espaço aéreo com drones, a Polônica invocou nesta quarta-feira (10) o Artigo 4

A vice-governadora Mailza Assis, se reuniu nesta quarta-feira, 3, em Porto Maldonado, capital de Madre de Dios, com representantes da

publicidade

publicidade

publicidade

Vídeos rápidos

publicidade

publicidade

Mais no AgoraAcre.com

O Brasil já conhece parte do cenário que enfrentará no Grupo C da Copa do Mundo de 2026. Os três

Apesar do ataque, não houve ferimento físico, mas o caso provocou forte comoção entre estudantes, pais e servidores da instituição.

Na manhã desta sexta-feira, 05, uma ação conjunta entre a Polícia Civil e a Polícia Militar resultou na prisão de

Detentos do presídio Manoel Neri, em Cruzeiro do Sul, tiveram nesta sexta-feira, 5, um dia de confraternização com seus familiares

O Núcleo de Altas Habilidades encerrou oficialmente, nesta quinta-feira, 04, as atividades do ano letivo de 2025, reunindo alunos, professores

Informação foi confirmada à CNN pelo presidente do PL, Valdemar Costa Neto; escolha, porém, enfrenta resistências na direita e até