Ícone do site Agora Acre.com

Sem acordo, Trump diz que houve progresso com Putin e que ligará a ZelenskyPresidente dos EUA também afirmou que entrará em contato com a Otan, aliança militar ocidental

A cúpula bilateral entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder russo, Vladimir Putin, no Alasca, terminou sem um acordo concreto.

O líder americano enfatizou que houve progresso durante a reunião e que ligará para o líder ucraniano, Volodymyr Zelensky, e conversará com a Otan, a aliança militar ocidental. No entanto, Trump pontuou que nenhum acordo foi fechado.
“Houve muitos, muitos pontos com os quais concordamos, a maioria deles, eu diria, alguns grandes que ainda não chegamos lá, mas fizemos alguns progressos”, disse ele a repórteres durante uma coletiva de imprensa conjunta após a reunião.

Trump disse que o encontro no Alasca foi “extremamente positivo” e voltou a dizer sempre teve um relacionamento “fantástico” com o Putin, mas que isso foi prejudicado por investigações durante o primeiro mandato sobre acusações que Moscou teria tentado interferir nas eleições americanas de 2016.
Putin volta a citar “causas primárias do conflito”
Em contrapartida, o líder russo disse que as principais causas da guerra devem ser eliminadas para que a guerra na Ucrânia termine. “A situação na Ucrânia tem a ver com as ameaças fundamentais à nossa segurança”.
Putin disse, embora a Rússia esteja interessada em pôr fim ao que está acontecendo na Ucrânia, as preocupações de Moscou devem ser consideradas. 

consideradas. 

“Estamos convencidos de que, para tornar o acordo duradouro e de longo prazo, precisamos eliminar todas as raízes primárias, as causas primárias desse conflito”, disse Putin.
“Para considerar todas as preocupações legítimas da Rússia e restabelecer um equilíbrio justo de segurança na Europa e no mundo como um todo. E concordo com o Presidente Trump, como ele (disse) hoje, que, naturalmente, a segurança da Ucrânia também deve ser garantida”, continuou.

CNN

Sair da versão mobile