Publicidade

Tsunami após terremoto de 8,8 atinge Rússia, Japão e outras partes do mundo

Ondas de tsunami atingiram países banhados pelo Oceano Pacífico após um forte terremoto de magnitude 8,8 atingir a costa leste da Rússia nesta quarta-feira (30), milhões de pessoas foram orientadas a fugir para regiões mais altas.

As ondas atingiram primeiro a Rússia e o Japão e, em seguida, os estados americanos do Havaí, Califórnia, Oregon, Washington e Alasca.

Os alertas de tsunami foram cancelados e caíram para categorias mais baixas na manhã desta quarta-feira, no Havaí, Califórnia e o restante da Costa Oeste dos EUA, mas ondas menores são previstas.

Filipinas, Indonésia, China, Chile, Peru, México, Panamá, Ilhas Marquesas da Polinésia Francesa, Papua-Nova Guiné, Ilhas Salomão, Vanuatu e Taiwan também emitiram alertas de tsunami, embora alguns tenham sido cancelados posteriormente.

O terremoto na costa da Península de Kamchatka, no extremo leste da Rússia, foi o mais forte do mundo desde 2011, quando um terremoto de magnitude 9,0 atingiu o nordeste do Japão, desencadeando um tsunami devastador.

Ele está empatado como o sexto mais forte já registrado.

Ainda é cedo para dizer o quão danosas as ondas de tsunami podem ser, e os impactos iniciais foram mínimos.

Mas especialistas em todo o Pacífico alertam que a escala das ondas pode variar muito em diferentes locais e pedem à população que fique longe do litoral.

As ondas de tsunami também podem continuar a impactar o litoral horas após o primeiro impacto.

Epicentro do terremoto

O epicentro do terremoto fica a cerca de 119 quilômetros a sudeste da cidade de Petropavlovsk-Kamchatsky, na Península de Kamchatka, no extremo leste da Rússia, a uma profundidade de 20,7 quilômetros, segundo o USGS (Serviço Geológico dos EUA).

Kamchatka, escassamente povoada, faz parte do Anel de Fogo do Pacífico, uma área de intensa atividade sísmica e vulcânica em ambos os lados do Oceano Pacífico.

Dois poderosos tremores secundários de magnitude 6,3 e 6,9 atingiram a Rússia na hora seguinte ao terremoto inicial. Dezenas de outros tremores secundários acima de magnitude 5 também atingiram a região na sequência.

Por CNN Brasil / Foto: Governo da Região de Sacalina/AFP

Compartilhe:
Publicidade

Relacionados

A deputada Carla Zambelli (PL-SP) foi presa na Itália nesta terça-feira (29), afirmou o Ministério da Justiça. Agentes da polícia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está disposto a conversar diretamente com o presidente dos Estados Unidos, Donald

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse na segunda-feira (23) que um cessar-fogo “completo e total” entre Israel e o

Publicidade
Publicidade

Vídeos rápidos

Publicidade
Publicidade
Banner parceiro YMA

Mais no AgoraAcre.com

A implantação de uma delegacia fluvial da Marinha em Rio Branco e a criação de um grupamento de fuzileiros navais

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente da

Morador do bairro Miritizal, Francisco era muito conhecido na cidade pelo trabalho na construção civil Um trágico acidente de trânsito

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), decretou nesta segunda-feira (4) a prisão domiciliar do ex-presidente Jair

O agricultor Erneimdo Silva da Costa reuniu moradores da Comunidade Nova Sintra, na zona rural de Rodrigues Alves (AC), para

Unidade operacional de Cruzeiro do Sul foi implantada no dia 23 de julho. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou nesta