A cidade de Cruzeiro do Sul/AC sediou a 100ª edição do curso de Instrução de Nivelamento de Conhecimento (INC), promovido pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). O evento, realizado entre 27 de janeiro e 25 de fevereiro, capacitou 121 operadores de segurança pública do Estado do Acre, Goiás, Distrito Federal e Tocantins.

O secretário de Segurança Pública em exercício, Evandro Bezerra, destacou a importância da capacitação no fortalecimento das ações de segurança pública em todo estado.
“Certamente nossos agentes de segurança pública saem dessa capacitação com técnicas e práticas aprimoradas e quem ganha com tudo isso é a sociedade, que terá nas ruas policiais treinados e qualificados em diversos segmentos”, destacou o Coronel Evandro.

Ao longo da formação, os participantes tiveram aulas teóricas e práticas sobre direitos humanos, técnicas de abordagem policial e veicular, controle de distúrbios civis, patrulhamento e manejo de armamentos e equipamentos. Além disso, os agentes foram submetidos ao Teste de Aptidão Física (TAF), que incluiu provas de natação, corrida e exercícios de força, conduzidas por instrutores da Força Nacional.
O tenente Coronel Fábio Veiga, Diretor Substituto da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), a capacitação também é uma oportunidade de promover políticas públicas na área de segurança pública para a região.

“Esta edição da 100ª INC – Curso de Instrução de Nivelamento de Conhecimento, primeiramente foi ofertado para policiais aqui do estado do Acre, mas devido questões de distância e logísticas em relação aos demais centros, estendemos para forças de outros estados como Goiás, Distrito Federal e Tocantins”, Ressaltou, Tenente Coronel Fábio Martins.
Com o encerramento do curso, os profissionais retornam às suas atividades mais preparados para enfrentar os desafios da segurança pública, contribuindo para a proteção e ordem no Estado do Acre e, potencialmente, em missões nacionais da Força Nacional.
Erisney Mesquita/AgoraAcre.com