A Semana Santa, em Cruzeiro do Sul, é celebrada com uma programação intensa. Nesta segunda-feira, 14, ocorre o mutirão de confissões na Catedral Nossa Senhora da Glória, com continuidade em outras paróquias.
Fiéis, como é o caso de Débora Sobral, aproveitam a oportunidade para renovar sua fé: “Esse momento é de renovo, ressurgimento. A Confissão acho que é um dos sacramentos mais importantes, que é quando a gente reconhece que a mudança precisa acontecer e que a gente precisa ressurgir e viver uma nova vida”.
Durante a terça-feira, 15, as confissões serão atendidas na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, das 08h às 11h e das 16h às 19h. E na quarta-feira, 16, as confissões acontecerão na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, nos mesmos horários, enquanto também haverá adoração.
Na quinta-feira, 17, ocorre a missa da ceia do Senhor na Catedral de Nossa Senhora da Glória, uma celebração especial que relembra a última ceia de Jesus. “Na missa lembramos a última ceia de Jesus, em que ele lavou os pés dos discípulos e também nos deu seu corpo e sangue como alimento espiritual”, explica o bispo da Diocese de Cruzeiro do Sul, Dom Flávio Giovenali.
A sexta-feira santa, 18, começa com a via-sacra às 6h, refazendo os passos de Cristo até sua crucificação. Às 15h, ocorre a celebração da paixão e morte de Jesus, no horário exato em que, segundo os Evangelhos, ele teria falecido na cruz.
No sábado, 19, não há atividades pela manhã, mas à noite ocorre a vigília pascal, às 19h, com leituras do Antigo e Novo Testamento, a proclamação da ressurreição e bênçãos da água e do fogo.
Batismos de jovens e adultos serão realizados em diversas igrejas, marcando este período como um dos mais significativos do calendário cristão. “Esta é a semana mais importante do ano porque lembramos a paixão, morte e ressurreição de Jesus”, conclui o bispo.
Fonte: Juruá em Tempo / Foto: AgoraAcre.com