publicidade

Em Cruzeiro do Sul, vítima de AVC não consegue auxílio do INSS por falta de perícia

Morador da zona rural busca auxílio no INSS após sofrer AVC

O trabalhador rural Edmilson da Silva Freitas, morador do Ramal da Onça, que fica localizado na estrada que dá acesso à Cidade da Justiça, em Cruzeiro do Sul, teve seu pedido de auxílio-doença negado pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) por falta de perícia, que é um exame que fornece parecer técnico sobre a condição de saúde do paciente.

A necessidade surgiu após Edmilson, de 46 anos, sofrer um acidente vascular cerebral (AVC), no final de 2023, o que lhe ocasionou a perda de parte dos movimentos das pernas, das mãos e dos braços. “Só consigo realizar atividades simples do dia a dia com ajuda da esposa”, afirma.

Edmilson: “Só consigo realizar atividades simples com ajuda da esposa”. Foto: Erisney Mesquita

Segundo a esposa Ironir Rodrigues de Souza, 51 anos, o marido também é diabético e necessita de cuidados constantemente. “Ele depende da gente para tudo, desde o banho, necessidades fisiológicas ou para tomar os remédios. Tem sido dias e dias carregando ele do quarto para o banheiro e sala. Às vezes, no final da tarde quase não consigo me movimentar de tanta dor”, contou.

A esposa relata que até conseguiram um auxílio provisório de saúde junto ao INSS, mas teria sido cortado após quatro meses. Foi quando o casal começou a contar com ajuda de familiares e de amigos. Na casa da família residem, além do casal, duas filhas menores de idade e uma idosa de 89 anos. Além da dificuldade para comprar remédios, seu Edmilson também estaria perdendo os movimentos por falta de fisioterapia.

“Procuramos por várias vezes o INSS local, mas fomos informados que em Cruzeiro do Sul e na capital não seria possível realizar uma nova perícia e que teríamos que viajar para fora do estado. Infelizmente não temos recursos para as despesas”, informou o produtor rural.

Erisney Mesquita, da redação do site Agora Acre

Compartilhe:
publicidade

Relacionados

O Acre é um dos estados do Norte do país que apresenta crescimento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave

Primeiro lote com o medicamento Trastuzumabe Entansina tem previsão de chegada nesta sexta-feira (24) ao estado. Investimento do Ministério da

A população deve ficar atenta aos sintomas da doença, como febre alta, dor de cabeça, dores no corpo e nas

publicidade

publicidade

publicidade

Vídeos rápidos

publicidade

publicidade

Mais no AgoraAcre.com

O deputado federal Zezinho Barbary (PP) participou, em Cruzeiro do Sul, da entrega de certificados às turmas do Programa Impacta

O Brasil já conhece parte do cenário que enfrentará no Grupo C da Copa do Mundo de 2026. Os três

Apesar do ataque, não houve ferimento físico, mas o caso provocou forte comoção entre estudantes, pais e servidores da instituição.

Na manhã desta sexta-feira, 05, uma ação conjunta entre a Polícia Civil e a Polícia Militar resultou na prisão de

Detentos do presídio Manoel Neri, em Cruzeiro do Sul, tiveram nesta sexta-feira, 5, um dia de confraternização com seus familiares

O Núcleo de Altas Habilidades encerrou oficialmente, nesta quinta-feira, 04, as atividades do ano letivo de 2025, reunindo alunos, professores