Ícone do site Agora Acre.com

Porto Walter realiza primeiro mutirão itinerante de saúde com mais de 800 atendimentos

O município de Porto Walter viveu um momento histórico na área da saúde. Pela primeira vez, recebeu um mutirão itinerante com atendimentos médicos especializados, realizado nesta sexta-feira (18) e sábado (19), reunindo sete profissionais entre especialistas e clínico geral.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Ana Flávia Melo, a expectativa é de mais de 800 atendimentos.
“É o nosso primeiro itinerante em saúde municipal aqui no município, com especialidades para ginecologista, infectologista, ultrassonografias abdominais, transvaginal e obstetras. Nossa expectativa hoje é para atender um público de 800 pessoas durante dois dias de atendimento. Hoje e amanhã a gente não tem hora para sair, vamos atender todo mundo e, se não der para atender hoje, a gente vai continuar atendendo amanhã. Essa emenda é do deputado Zezinho Barbary que alocou para o nosso município”, explicou.

Para os moradores, a ação significa menos deslocamentos até Cruzeiro do Sul, onde normalmente procuram especialistas. A mediadora de saúde Cláudia Maria destacou a facilidade de receber o atendimento sem sair de Porto Walter.
“Hoje eu vim para infectologista. Para mim é de suma importância porque a gente tinha que ir para Cruzeiro do Sul para realizar esse atendimento e tudo com muita dificuldade, a viagem, o agendamento. Aqui facilitou tudo porque a gente está em casa, tudo fica mais fácil”, contou.

A iniciativa também emocionou moradores da zona rural. Suiane da Silva, que veio da comunidade Iracema, no Rio Ouro Preto, relatou a alegria de realizar sua primeira ultrassonografia.
“Eu vim fazer uma ultrassonografia para saber o sexo do meu bebê. Para mim é uma emoção muito grande, porque eu nunca fiz isso. Antes só sabia se era menino ou menina quando nascia. A viagem é difícil, a gente sai cedo, enfrenta o rio seco, mas como eu saí ontem, hoje já vou ser atendida. Isso é um privilégio muito grande para nós”, disse.

Outros aproveitaram para realizar mais de uma consulta. É o caso de Francisca Keliane.
“Eu vim para consulta com infectologista e com ginecologista também, para aproveitar, porque não tem aqui no nosso município. Quando tem a gente vem aproveitar. Aqui é muito bom, facilita tudo, a gente não precisa sair daqui. É muito complicado pegar transporte, de lancha mesmo, é tão sofrido. Tinha que ter pelo menos duas vezes ao ano”, afirmou.

Segundo a secretária de Saúde, a emenda parlamentar do deputado Zezinho Barbary, no valor de R$ 1,4 milhão, possibilitou a ação. O recurso foi dividido entre atendimentos especializados e manutenção das unidades básicas de saúde.
“Um atendimento desse é importantíssimo para a população. Como vocês podem constatar, a demanda reprimida que a gente tinha era grande. Nosso sistema estava sobrecarregado. Com a vinda desse recurso e a realização das especialidades, com certeza a nossa fila vai diminuir, garantindo evolução no atendimento e contemplando quase metade da população do município”, destacou Ana Flávia.

O mutirão itinerante terá uma segunda edição, com previsão de retorno dos especialistas para atender ainda mais moradores, aproximando cada vez mais os serviços de saúde da população ribeirinha e rural.

Fonte: Juruá Online
Foto: AgoraAcre

Sair da versão mobile