A Maternidade de Cruzeiro do Sul tem capacidade para realizar cerca de 5 mil exames de mamografia por ano. No ano passado foram feitos 1.232 mamografias no local e este ano o número não chegou ainda a 600.A coordenadora regional de saúde do Juruá, Diane Carvalho, considera baixa a procura pelo exame diante da capacidade ofertada. Ela espera que a procura pelo exame que detecta o câncer de mama aumente durante o Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção da doença.
“Aqui na maternidade, nós disponibilizamos cerca de 4.800 exames por ano e nesse ano de 2025, infelizmente, nós não conseguimos chegar a 600 exames. Então a gente espera agora que nesse mês de outubro a gente consiga chamar a atenção das mulheres que agora a partir dos 40 anos já podem realizar a mamografia. A família tem um papel fundamental, o companheiro também tem um papel fundamental no incentivo dessa mulher a buscar o exame, o diagnóstico”, enfatiza.
Iglê Monte, diretora da Maternidade, enfatiza que, para ter acesso ao exame, as mulheres devem buscar as unidades de saúde e seguir um trâmite. “Em outubro do ano passado fizemos 241 mamografias e este ano queremos dobrar esse número. As mulheres devem fazem a consulta no postinho do bairro delas e aí vão lá no Cisreg e faz o agendamento. Aqui na maternidade nós temos atendimento no período da manhã e da tarde. Elas precisam trazer o pedido em mãos, cartão do SUS, comprovante de residência e o CPF”, pontua.
Publicidade
