publicidade

Prefeitura de Cruzeiro do Sul lança segunda edição do Projeto Idoso no Trânsito

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte-SEMTRANS, realizou nesta segunda-feira, 27, no Centro de Convivência do Idoso, o lançamento da segunda etapa do Projeto “Idoso no Trânsito”. A iniciativa é voltada à valorização, orientação e garantia de direitos da população da terceira idade no município.

O projeto oferece serviços de expedição da Carteira de Gratuidade para o transporte municipal e interestadual, emissão do cartão para vagas de estacionamento e palestras educativas sobre segurança, direitos e deveres no trânsito. A ação conta com o apoio da Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do Acre -AGEAC e da Polícia Militar.

Atualmente, o Centro do Idoso de Cruzeiro do Sul possui cerca de 412 idosos cadastrados, que participam de diversas atividades físicas, culturais e educativas. Durante o evento, os participantes receberam orientações sobre o uso correto das faixas de pedestre, respeito à sinalização e direitos garantidos por lei. A coordenadora do Centro do Idoso, Aparecida Barreto, ressaltou a importância da ação.

“É essencial manter nossos idosos informados sobre seus direitos e deveres no trânsito. Cruzeiro do Sul tem um fluxo intenso de veículos, e a orientação ajuda a evitar acidentes e promover um trânsito mais seguro”, falou.

Os idosos atendidos no local destacaram a relevância do projeto. Anésia Ferreira da Silva, uma das beneficiadas, elogiou a iniciativa.

“Vim fazer minha carteira de estacionamento para ter mais direito e respeito no trânsito”, contou.

Já Raimunda da Silva Costa, aproveitou o evento para renovar sua carteirinha de viagem e já planeja um passeio no final do ano. “Acho muito importante. Já usei a carteirinha antes e foi ótimo. Agora quero tirar de novo pra poder viajar no final deste ano”.

A Polícia Militar participou do evento com palestras educativas sobre direitos e garantias do público idoso.

“A parceria com a Prefeitura é fundamental para levar conhecimento e fortalecer a proteção aos idosos. Nosso papel é mostrar que eles têm direitos, devem ser respeitados e compreendidos como parte essencial da sociedade”, afirmou o soldado PM J. Nino.

Segundo o secretário municipal de Trânsito, Jonas Lima, o objetivo é ampliar o acesso dos idosos aos serviços e promover a conscientização sobre segurança e cidadania no trânsito.

“Este é um trabalho que garante direitos e facilita a vida dos nossos idosos”, destacou.

Jonas Lima explica que os idosos que não foram ao evento poderão acessar os benefícios normalmente.

“Os idosos que não puderam participar do evento também poderão solicitar os serviços diretamente na sede da nossa Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte, localizada no Centro Administrativo da Prefeitura, no bairro Miritizal. Para isso, basta apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de residência”, concluiu o secretário.

Compartilhe:
publicidade

Relacionados

Na manhã desta terça-feira, 9, um acidente envolvendo um caminhão e um veículo de autoescola causou transtornos na Avenida Coronel

Na tarde desta quarta-feira (6), um grave acidente de trânsito foi registrado na Avenida Lauro Muller, em Cruzeiro do Sul

Morador do bairro Miritizal, Francisco era muito conhecido na cidade pelo trabalho na construção civil Um trágico acidente de trânsito

publicidade

publicidade

publicidade

Vídeos rápidos

publicidade

publicidade

Mais no AgoraAcre.com

O Brasil já conhece parte do cenário que enfrentará no Grupo C da Copa do Mundo de 2026. Os três

Apesar do ataque, não houve ferimento físico, mas o caso provocou forte comoção entre estudantes, pais e servidores da instituição.

Na manhã desta sexta-feira, 05, uma ação conjunta entre a Polícia Civil e a Polícia Militar resultou na prisão de

Detentos do presídio Manoel Neri, em Cruzeiro do Sul, tiveram nesta sexta-feira, 5, um dia de confraternização com seus familiares

O Núcleo de Altas Habilidades encerrou oficialmente, nesta quinta-feira, 04, as atividades do ano letivo de 2025, reunindo alunos, professores

Informação foi confirmada à CNN pelo presidente do PL, Valdemar Costa Neto; escolha, porém, enfrenta resistências na direita e até