Durante entrevista, o padre Francisco Mello falou sobre o significado da Quaresma e da Semana Santa para a Igreja Católica e para os fiéis, ressaltando que o período é marcado por reflexão, conversão e preparação espiritual para a Páscoa.
Segundo ele, a Quaresma representa um tempo forte de conversão, no qual os cristãos intensificam práticas como o jejum, a oração e a caridade. O período de 40 dias é dedicado a preparação do coração para viver o grande mistério da fé cristã: a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
“O objetivo é trilhar um caminho mais reto, buscar a conversão e se aproximar de Cristo por meio das práticas quaresmais”, destacou.
O padre também explicou que a Igreja mantém uma programação especial durante esse tempo. Na Catedral, as missas diárias acontecem às 6h da manhã. As quintas-feiras há momento de adoração com confissões. Já as sextas-feiras da Quaresma, a partir das 18h, será realizada a Via-Sacra, com celebração na Catedral e transmissão pela Rádio Verde da Floresta, permitindo que as comunidades acompanhem a meditação sobre os mistérios da paixão de Cristo.
O padre também explicou que a Igreja mantém uma programação especial durante esse tempo. Na Catedral, as missas diárias acontecem às 6h da manhã. Às quintas-feiras há momento de adoração com confissões. Já as sextas-feiras da Quaresma, a partir das 18h, será realizada a Via-Sacra, com celebração na Catedral e transmissão pela Rádio Verde da Floresta, permitindo que as comunidades acompanhem a meditação sobre os mistérios da paixão de Cristo.
Com a aproximação do Tríduo Pascal, a programação se intensifica. Na Quinta-feira Santa acontece a Missa do Lava-Pés. Na Sexta-feira Santa, pela manhã, há a Via-Sacra, e às 15h ocorre a celebração da Paixão de Cristo, com adoração da cruz. No Sabado Santo, à noite, é celebrada a Vigília Pascal, considerada a mãe de todas as celebrações, marcando a ressurreição de Jesus Cristo.
A lgreja reforça o convite para que os fiéis participem das celebrações e vivam intensamente esse tempo de preparação e renovação da fé.




